Diversidade na escola é tema destacado em sessão na Câmara

Junior Valim / Ascom Câmara
Sessão abortou proposta apresentada em projeto de professora cianortense

Após receber Voto de Parabéns dos vereadores por conquistar prêmio nacional, professora Ana Floripes Berbert explicou na tribuna sobre o projeto “Identidade X Preconceito”

Uma iniciativa que colocou em pauta o respeito às diferenças, transformou a realidade do Colégio Estadual Iglea Grollmann e conquistou o primeiro lugar em um concurso nacional foi o grande destaque da sessão da última segunda-feira (13) na Câmara Municipal de Cianorte. Trata-se do projeto “Identidade X Preconceito”, de autoria da professora especialista em Educação Inclusiva Ana Floripes Berbet, que conquistou o prêmio ‘Paratodos’ de Inclusão.

Na ocasião, a professora responsável pelo projeto assumiu a tribuna livre da Casa de Leis e explicou sobre a iniciativa, dias depois de ter recebido um Voto de Parabéns dos parlamentares. Ela falou sobre a motivação, as conquistas e o reconhecimento da ação pedagógica.O requerimento que convidou a educadora foi de autoria do vereador Natal Reis, aprovado por todos os demais parlamentares.

“Tudo começou quando recebemos a notícia de que teríamos a matrícula de alunos com necessidades específicas a partir de 2014. Para que o processo de ensino e aprendizagem se efetivasse, precisamos preparar a nossa escola e foi então que o projeto teve início”, explicou a professora, destacando que no referido ano a instituição receberia pela primeira vez alunos com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro do Autismo.

O levantamento inicial apontou que os alunos não se sentiam preparados para lidar com a situação e que faltavam iniciativas que contemplassem o tema na escola. “A partir daí, tivemos de repensar o currículo, as atividades e os espaços, driblando as dificuldades e criando um ambiente propício à aprendizagem”, contou Ana. O trabalho ganhou força, envolveu os alunos, os professores e toda a comunidade escolar, em um principal objetivo: colocar-se no lugar do outro. Isso fez com que mudanças de postura e comportamento ocorressem e que houvesse mais tolerância e harmonia entre os estudantes.

O proponente do requerimento de Voto de Parabéns e também do momento, vereador Natal Reis, disse que “iniciativas como essa não podem cair no esquecimento, mas devem servir como exemplo de trabalho em prol do desenvolvimento da comunidade cianortense”.

O presidente da Câmara, vereador Dadá, expressou a satisfação pelo momento. “Além de valorizar a iniciativa brilhante da professora, essa realização contribui para aproximar os adolescentes e jovens de temas sociais. E a Câmara sempre será um espaço propício para que tais assuntos sejam discutidos, pois representa todos os cidadãos.”

Além de fazerem declarações positivas a favor do projeto, alunos da instituição participaram da sessão, fizeram apresentações sobre o tema e demonstraram que os resultados da iniciativa são duradouros.