Uso das novas tecnologias é tema de projeto na Escola Jardim Aeroporto

Elas estão por toda a parte e já figuram entre os itens mais comprados e acessados pelos brasileiros. Com base principalmente na internet, influenciam nossas vidas em diferentes aspectos, incluindo o profissional, o educacional e também o de entretenimento. São as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC), que impõem novas formas de vida e desafios a todas as pessoas, em especial às crianças, aos adolescentes e jovens, que, desde o nascimento, têm contato com tais ferramentas. O assunto foi tema, nesta semana, de uma palestra a pais e professores da Escola Municipal Jardim Aeroporto.

Seja pelo computador, notebook, tablet ou celular, a rega é estar conectado. Por essa razão, a instituição promoveu o debate como componente do projeto Escola e Família Conectadas pela Educação. Por meio dele, diferentes ações e atividades estão sendo desenvolvidas com os objetivos de promover a reflexão sobre a influência das NTIC sobre a rotina das crianças e estabelecer meios de explorar tais recursos na formação educacional dos alunos.

A iniciativa é da professora de 1º Ano Cláudia Roberta Stefane, que assumiu o desafio de envolver os pais no dia-a-dia educacional. Explorando os diferentes recursos tecnológicos, estamos promovendo ações que tornam o processo de aprendizagem muito mais dinâmico. Além disso, encontrei nessas tecnologias a possibilidade de intensificar o contato com as famílias. Assim, mesmo não estando presentes à sala de aula, os pais podem acompanhar cada passo do desenvolvimento de seus filhos e, além disso, fazer sugestões e compartilhar informações e ideias, explicou a docente.

Para o palestrante da temática, jornalista e professor Cléber Gonçalves, que também é especialista em Novas Tecnologias e Educação, é necessário, cada vez mais, colocar em evidência essa discussão. Chegamos a um momento em que não há dúvida: é preciso superar, no ensino, o quadro e o giz. Estamos lidando com uma nova geração que cresce cercada pelas diferentes formas de se comunicar tecnologicamente. O segredo para esse momento é sair do comodismo, se capacitando, e propor medidas diferenciadas e novas. Além disso, os professores que se lançam a essa tarefa, dependem do apoio dos pais, que precisam se preocupar com as influências que as crianças têm recebido, auxiliando-as a utilizar tais ferramentas para resultados positivos, considerou.

De acordo com a diretora da instituição, professora Rosalia Almeida, o assunto não pode ser deixado de lado. Temos percebido que o tema merece destaque e, por isso, temos abraçado a causa, acreditando que isso irá gerar benefícios aos estudantes. A secretária de Educação e Cultura, professora Maria Neuza Casassa, completou que a participação da família é fundamental.  Nada disso seria possível sem a participação, a preocupação e o envolvimento dos pais, que estão preocupados em apontar os riscos que as crianças correm, em contato com as diferentes tecnologias, mas, também, em encontrar caminhos que gerem benefícios, comentou.