Senai de Cianorte oferece 175 vagas gratuitas pelo Sisutec

A unidade do Senai de Cianorte está com 175 vagas abertas para quatro modalidades de cursos técnicos por meio do Sisutec  – programa de bolsas para pessoas que concluíram o ensino médio nos últimos três anos e ainda não ingressaram no Ensino Superior. As vagas gratuitas são para os cursos de Logística, Eletrotécnica, Modelagem do Vestuário e Segurança do Trabalho. Cada qualificação tem 35 vagas disponíveis, e chegam ter duração de até dois anos.

O Sisutec é uma nova modalidade do Ministério da Educação (MEC) que tem por intuito qualificar jovens que recém concluíram o ensino médio e ainda não ingressaram no mercado de trabalho. A coordenadora de Educação Técnica da Unidade Senai-Cianorte, Jucelene Veloso Marri, explica que diferente do Pronatec, o Sisutec leva em consideração a nota obtida pelo candidato no Enem.

Para 2015 teremos cinco turmas. Duas apenas para o curso Eletrotécnica e uma turma respectivamente para as demais modalidades, acrescenta. O processo seletivo, conforme detalha Jucelene, ocorre da seguinte forma: o aluno precisa se candidatar pelo site do programa (www.sisutec.mec.gov.br) até o dia 2 de agosto (domingo). Dentre os inscritos de cada curso, aqueles que obtiveram as 35 melhores notas no Enem têm a matrícula efetivada, os demais, ficam para uma espécie de segunda chamada.

EXCEÇÕES

Segundo a coordenadora, caso determinado curso não atinja mais de 35 inscritos – limite de turma – as vagas são remanejadas. Para iniciar uma nova turma, o governo exige que tenhamos no mínimo 50% de inscritos referentes ao total de vagas disponíveis. Caso contrário, o curso é suspenso até que se atinja o saldo necessário de alunos, menciona Jucelene. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a unidade do Senai no telefone (44) 3619-5800, ou então no site do MEC.