Sebrae/PR abre inscrições para o Programa Franquias Paraná 2017

Edital público seleciona 15 empresas para receber consultorias e serviços de desenvolvimento para formatação de franquias, com subsídio financeiro do Sebrae/PR e Fecomércio PR; inscrições vão até dia 5 de outubro, para início em 2017

Empreendedores paranaenses de micro e pequenas empresas que desejam expandir seus negócios em forma de franquia já podem se inscrever para participar da segunda edição do Programa Franquias Paraná, para início em 2017. Lançado nesta semana, o edital público vai selecionar até 15 empresas paranaenses, com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, para receber consultorias e serviços para a formatação do seu modelo de negócios como franquias, de maneira subsidiada.

As empresas selecionadas terão a oportunidade de participar de atividades que envolvem mais de 300 horas de consultorias em mapeamento e melhoria de processos, 125 horas de consultorias em gestão, além de workshops e treinamentos, visando à implementação de serviços de pesquisa e desenvolvimento para formatação de franquias a partir de micro e pequenas empresas das áreas do varejo, serviços e indústria.

As inscrições já estão abertas pelo site www.sebraepr.com.br/franquias e ocorrerão em etapas. A primeira etapa acontece até o dia 5 de outubro, com uma pré-inscrição, em que o empresário deverá preencher o formulário online, e protocolar, até o dia 25 de novembro, na sede do Sebrae/PR em Curitiba, os documentos necessários para a inscrição, conforme o edital. Entre os documentos, está um diagnóstico tecnológico, que deverá ter nota superior a 60 pontos, que poderá ser agendado até o dia 14 de outubro, em qualquer escritório regional do Sebrae/PR, e ser subsidiado em 50% do valor, via Sebraetec.

A documentação apresentada contará pontos para a classificação final, que poderá chegar ao limite máximo de 40 pontos. Tornar micro e pequenos negócios franqueadores é uma estratégia de expansão. No atual cenário econômico, a franquia é um grande fator de estabilidade, porque exige mais conhecimento sobre ferramentas de gestão do negócio, ressalta Osmar Dalquano Junior, consultor do Sebrae/PR responsável pelo Programa. Ele lembra, ainda, que dados da ABF projetam para 2016 um crescimento de até 6% em redes franqueadoras, com cerca de 10% de aumento em número de unidades e até 8% de faturamento.

O Programa Franquias Paraná é um projeto do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O custo total do Programa é de R$ 52 mil, mas, dependendo da pontuação alcançada pela empresa no edital, pode-se conseguir o subsídio do Sebrae/PR e da Fecomércio, que varia de 40% a 60% do valor. Como existe a necessidade de maturidade de gestão, o Programa Franquias Paraná é destinado para empresas com um ano ou mais e mercado, antecipa o consultor do Sebrae/PR.

Após a entrega da documentação, o material será analisado e selecionado, de acordo com a classificação. A divulgação final das 15 empresas selecionadas para participar do Programa Franquias Paraná será no dia 13 de dezembro.  Mais informações pelo site www.sebraepr.com.br/franquias ou pela Central de Atendimento do Sebrae/PR, no telefone 0800 570 0800.