Confecção já profissionalizou mais de 4 mil jovens e adultos em Cianorte

Na continuação da série especial Linhas que costuram o desenvolvimento, conheça as ações mantidas pela indústria do vestuário na área da educação profissional

Divulgação/Senai
Alunas do curso de costura no Senai

Além de gerar renda e fomentar a economia de Cianorte, a indústria da confecção e vestuário também é responsável por promover diversas ações voltadas para educação profissional continuada na cidade. Dados do Serviço Nacional da Indústria (Senai) mostram que de 2007 a 2016 mais 6,1 mil trabalhadores já foram matriculados em programas mantidos pela unidade local do órgão em parceria com empresas do setor.

Desde a implantação do Senai em Cianorte, em 1998, mais de 4 mil profissionais já tiveram formação técnica concluída na área da confecção, divididos em 395 turmas. Os cursos oferecidos são os mais diversos e têm por objetivo suprir a demanda por mão de obra qualificada da indústria cianortense.

Atualmente, o órgão mantém na cidade cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do vestuário. São mais de 11 cursos em andamento desde profissionalizantes a técnicos. Para 2016, a novidade é a criação de quatro novos cursos voltados para o polo da confecção: marketing online para moda; marketing e moda; visual merchandising e vitrinismo e fotografia de moda.

Para a coordenadora da área têxtil do Senai/Cianorte, Grazielli Pires de Almeida, os cursos têm objetivo estratégico e visam, sobretudo, formar profissionais altamente capacitados. As qualificações surgem com a preocupação de atender demandas propostas pela indústria, fortalecendo ainda mais o polo industrial da confecção em Cianorte, afirma.

O setor que forma jovens profissionais

“A indústria não oferece apenas emprego e renda, mas sim o desenvolvimento de cada profissional envolvido, seja ele jovem ou adulto”, Fernanda Silva, recrutamento Morena Rosa

Weslle Montanher / Tribuna de Cianorte
“O Jovem Aprendiz foi essencial para o início da minha carreira”, Letícia Costa Silva

Um dos papéis mais importantes para fortalecer a criação de novos profissionais qualificados nos diversos segmentos da indústria da confecção da cidade, é a formação técnica de adolescentes, por meio da Lei da Aprendizagem. Em Cianorte, o Senai promove três cursos voltados exclusivamente ao programa Jovem Aprendiz: assistente administrativo; modelista e auxiliar de linha de produção.

Oito empresas são parcerias da unidade na formação desses alunos, que participam de aulas teóricas no Senai duas vezes por semana e aprendem a prática no ambiente de trabalho da indústria nos outros três dias. O Grupo Morena Rosa, que atualmente possui mais de 1,4 mil funcionários diretos na cidade, é um dos principais parceiros no reconhecimento da necessidade de ser qualificar profissionais na adolescência.

Weslle Montanher
Letícia ingresso na empresa em 2013

Por ano, a empresa desenvolve a ação Jovens Talentos, que visa capacitar em média 30 alunos selecionados por meio do Jovem Aprendiz. A iniciativa formou diversos profissionais que hoje fazem parte do quadro efetivo do grupo. Um destes exemplos é a auxiliar de fixa técnica no departamento de criação da marca Morena Rosa, Letícia Silva Costa.

A jovem ingressou na empresa em 2013 como aluna do curso de auxiliar administrativo na indústria e aplicava o estágio no almoxarifado de aviamentos. Segunda ela, as oportunidades surgiram conforme a dedicação. Apareceu uma vaga para o administrativo e fui indicada. Um ano depois soube da vaga para a criação e me candidatei. Hoje reconheço que o Jovem Aprendiz fez toda diferença na minha trajetória dentro da empresa, comenta Letícia.

A responsável pelo recrutamento do Grupo Morena Rosa, Fernanda Silva, conta que o envolvimento da empresa com o Jovem Aprendiz é antiga e cita a importância da parceria com Senai para a qualificação dos profissionais. A indústria não oferece oportunidades apenas na geração de renda, ela precisa oferecer dinamismo, e proporcionar o desenvolvimento do trabalhador, seja ele jovem ou adulto, conclui.

Crescimento – Na próxima reportagem da série Linhas que costuram o desenvolvimento, a Tribuna traz as ações para o fortalecimento das pequenas e médias empresas do vestuário realizadas pelo Sebrae em Cianorte. Iniciativas que têm levado o vestuário cianortense para o mundo.