Novo presidente da Acic fala que entidade está aberta para novos ideais

Conheça um pouco do perfil do novo presidente da Acic, João Carlos Testa

 

Divulgação / Acic
João Testa assume em junho

Filho das primeiras gerações de cianortenses, João Carlos Testa nasceu em 2 de agosto de 1963 e teve uma infância simples e feliz entre seus brinquedos de madeira, muitos dos quais, fabricados por ele mesmo, que ainda criança, deixou fluir os primeiros passos para a criatividade e o planejamento.

 

Já adolescente, dividindo seu tempo entre a escola e o auxílio ao trabalho da família, manteve suas atividades ligadas ao agronegócio. Comercializando hortifrúti na feira e sacolão local, João foi moldando seu lado empreendedor e sua visão de futuro.

Quando chegou a hora de decidir por sua profissão, guiado pela experiência adquirida no trabalho, optou por fazer faculdade de Agronomia. Mudou para Curitiba para se preparar melhor para o vestibular, e foi aprovado para o curso escolhido na Universidade Estadual de Maringá – UEM, pela qual recebeu a graduação de Engenheiro Agrônomo, em 1991. Durante a faculdade participou de movimentos estudantis como Presidente do Diretório Central de Estudantes. Recém-formado, foi trainee da empresa americana Cyanamid Química do Brasil. Posteriormente foi contratado pela empresa alemã, Bayer, onde permaneceu por 15 anos, trabalhando com vendas e Agrônomo de Marketing, fornecendo assistência ligada a insumos para proteção de cultivos.

Em 2006, já estava casado há dez anos com Tânia de Moraes Bonatto Testa, com quem tem duas filhas Gabriela e Isadora Moraes Bonatto Testa. Ela é minha companheira em todas as decisões. Uma mulher de fibra!, afirma o novo presidente da Acic, relembrando o momento em que decidiram montar a Celeiro Agrícola.  Sempre fui ligado aos negócios, ao empreendedorismo. Decidi montar meu próprio negócio em um salão, com um sofá, dois balcões e uma caminhonete para percorrer o campo, enumera Testa. Sob sua administração, a Celeiro, fruto da experiência adquirida ao longo de anos trabalhando junto à empresas transacionais do mesmo setor, completou recentemente 9 anos de atuação no ramo de insumos para produção agrícola, atendendo Cianorte e região. Na medida em que se trabalha com seriedade e competência as coisas vão acontecendo, crescendo, acredita João, um empresário que é firme em suas opiniões individuais, mas possui discernimento de tomar decisões em conjunto.

Com o reconhecimento de ter uma empresa sólida no mercado regional, o empresário considera que seu trajeto profissional está resolvido. Se tivesse que começar novamente, não mudaria nada!, afirma.

 

OS QUATRO ANOS DE ACIC E O FUTURO

No último dia 17 de maio João Carlos Testa e os membros de sua diretoria foram eleitos com 100% de aprovação dos associados que compareceram à Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, e deram seu sim para que ele se tornasse Presidente da entidade, no Biênio 2016-2018. Atuando há quatro anos na Acic, participando de gestões anteriores a sua presidência (De 2012 até 2014 como Vice-presidente de Agronegócios e de 2014 até 2016, como Segundo Vice-presidente), representante da Acic  na Cacinor em Maringá, o recém-eleito Presidente da Associação, afirma que seu trabalho na entidade somou uma experiência considerável para sua vida empresarial. Junto com a Acic eu aprendi muita coisa, tive contato com as soluções do Sebrae e montamos uma Central de Negócios – AgroSeven Insumos Agrícolas, onde já estamos com sete empresas ligadas ao agronegócio, exemplifica.

Sobre os rumos que pretende dar à Acic durante sua gestão, o novo Presidente considera o desafio de incorporar mudanças, sem descartar as ações que já estão dando certo. Na verdade, nós já temos uma equipe na Acic, composta pelos diretores e pelos colaboradores que está afinada e sabe muito bem o que tem que ser feito. As alterações são inevitáveis, mas nós queremos propor mudanças que possamos realizar, afirma o presidente e completa que acha necessário ter visão de futuro aliada à inovação. Faremos tudo respeitando os limites de realização da nossa Associação. Se tiver que mudar no amanhã, nós seremos agentes de mudança, e faremos as mudanças, mas somente as necessárias e realizáveis, afirma.

O parâmetro para essas mudanças o novo presidente da Acic, João Carlos Testa, pretende enxergar nas necessidades expostas pelos associados, conservando no dia a dia da instituição a prática de consultá-los sobre o que eles desejam realizar junto com a entidade. É muito importante a colaboração tanto de esforços, quanto de boas ideias. A Associação Comercial é um celeiro de ideias e estamos de portas abertas.

Por certo, o apoio para vencer todos os desafios que estão por vir, o presidente receberá de sua diretoria e colaboradores, que demonstram diariamente seu comprometimento, cientes do dever de ‘servir’ para realizar grandes feitos em prol do bem comum.