Mais de 21 mil pessoas estão com o nome sujo na praça, em Cianorte

Arquivo Tribuna
Pesquisa mostra que consumidor deve usar 13° para pagar contas

ENDIVIDADOS Total de inadimplentes corresponde a 30% da população local; 13° salário deve trazer alívio ao comércio

Cianorte deve encerrar 2015 com uma estimativa de 24 mil consumidores com o nome sujo na praça, segundo dados do relatório mensal do cadastro de negativados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O número é correspondente a 30% da população cianortense. Até a última quinta-feira (19), quando a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cianorte) disponibilizou as estatísticas, a cidade já possuía um total de 21.658 consumidores inadimplentes. Vale lembrar que o cadastro também inclui compradores das cidades da região que consomem no comércio local.

Por mês, de acordo com relatório apresentado, são inseridos no cadastro do SCPC a média de 2,1 mil nomes com dívidas ativas no comércio local. Fevereiro e março foram os meses com o maior volume de inserções – 2,4 mil inclusões cada. Já os meses com o menor saldo de nomes cadastrados foram maio, julho e agosto – com 1,7 mil.

Fora isso, o número de consumidores inadimplentes em Cianorte deve ser 10% maior comparado a 2014, quando a cidade fechou o ano com 22.568 negativados. Somente nos 15 primeiros dias de novembro, o sistema já havia recebido mais de 800 inserções.

Pagamento do 13° salário

deve aliviar dívidas no comércio

Arquivo Tribuna
Com nome limpo, cliente tem mais crédito

Na sexta-feira (20), as empresas iniciaram o pagamento da primeira parcela do 13°salário. O benefício deve injetar na economia de Cianorte mais de R$ 42 milhões, conforme a Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). Parte dos trabalhadores com direito de receber o auxílio pretende usar o recurso para sanar dívidas e limpar o nome, como revelou uma enquete publicada pela Tribuna. Mais de 50% dos participantes afirmaram que a intenção é destinar o dinheiro para pagar contas.

A auxiliar administrativa Rosângela Sefrin é uma dentre esses consumidores que pretende usar o benefício para aliviar o bolso. Ela conta que antes mesmo de receber a primeira parte do pagamento, já tinha programado quitar algumas contas em atraso e adiantar as parcelas de outras com o dinheiro. Realmente é um alívio. Ajuda bastante, comentou.

No setor empresarial a expectativa é de que o 13° salário ajude nas vendas. João Ricardo dos Santos, gerente de uma varejista de móveis e eletrodomésticos da cidade, contou estar otimista e embora a maioria dos consumidores que responderam o questionário tenha afirmado que pretende pagar as contas com o dinheiro do auxílio, isso não significa que as lojas deixarão de vender. Com o nome limpo, a pessoa tem acesso mais fácil ao crédito, e isso para o comércio é bom, avaliou.

De acordo com a Dieese, terão direito ao 13° salário, em 2015, mais de 24 mil trabalhadores ativos em Cianorte – 2,29% a menos comparado a 2014. Por lei, as empresas têm até o dia 20 de dezembro para pagar o benefício aos funcionários.