Destinações do IR Pessoa Física para projetos sociais já podem ser feitas

Contribuintes que fizerem a declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 até o dia 30 de abril podem destinar até 3% do valor do imposto a ser pago para o Fundo da Infância e Adolescência do Paraná (FIA). Os recursos arrecadados para o FIA são utilizados para financiar projetos sociais voltados ao atendimento de crianças e adolescentes em todo o Estado. Em 2014, chegou a R$ 463 mil o montante de contribuições de pessoas físicas ao FIA.

COMO DOAR

A contribuição é realizada diretamente na Declaração de Ajuste Anual, por meio do programa da Receita Federal, que estará disponível para ser baixado a partir desta segunda-feira, no site da entidade.

O primeiro passo é preencher o formulário completo. Na barra lateral, clique em Resumo da Declaração e depois em Doação Diretamente na Declaração – ECA. Ainda nesta tela, selecione o campo Tipo de Fundo como Estadual e escolha o estado: Paraná. Para finalizar, digite o valor que deseja doar e clique em Ok.

Se houver imposto a pagar, o sistema vai gerar duas guias DARF, uma no valor da doação e outra no valor do imposto a ser pago. Ambas deverão ser pagas na rede bancária.