Com prateleiras vazias, lojistas comemoram vendas na Expovest

Weslle Montanher/Tribuna de Cianorte

Lojistam fala em recuperação de mercado e dizem

que vendas cresceram de 20% a 30%

Embora o balanço oficial da Expovest ainda não tenha sido apresentado pelos membros organizadores da feira, alguns lojistas falam em recuperação de mercado e fôlego para o setor. A reportagem da Tribuna visitou os shoppings atacadistas da cidade durante os três dias de exposição e constatou que de cada 10 lojistas, seis obtiveram resultados satisfatórios.

Heloice Bego, gerente de uma loja de jeans, destacou que em relação ao lançamento outono/inverno 2014, este ano ela recuperou em até 30% as vendas no atacado. Estamos de prateleiras vazias e isso é um bom sinal. Este ano a Expovest nos trouxe muito otimismo. O mercado está se reaquecendo, não tenho dúvidas, mesmo que o consumidor ainda esteja inseguro com os aspectos econômicos do país, disse.

Celi Dias Arantes concordou com a recuperação do setor no lançamento outono/inverno 2015. Segundo ela, comparado à feira do ano passado houve aumento de até 20% nas vendas. Claro que a moda inverno não vende como a moda verão, mas os resultados foram satisfatórios. Na loja que gerencio não há do que reclamar, afirmou.

Já para outros lojistas, a feira deixou a desejar. A minha realidade foi bem diferente. Vendemos muito pouco e em mais de 10 anos que atuo no setor de confecção nunca vi uma Expovest tão parada como a deste ano, declarou a gerente de uma loja que preferiu para não se identificar.

Apesar do período de inflação, elevação cambial e aumento de carga tributária, Luis Fernando Momeso, gerente de uma loja de roupas femininas, destacou que em momentos de retração de mercado, o empresário, independente do segmento, precisa investir. Nós tivemos uma recuperação de até 30% em relação ao ano passado. Isso porque investimos em novidades. Trouxemos peças diferentes. Dj, coquetel, modelos. Tudo isso vale para cativar o cliente. Ficar atrás do balcão de braços cruzados e não investir em tendências, não vai trazer consumidor, tampouco resultados, destacou.

A Expovest outono/inverno terminou ontem (24). Mas, alguns lojistas esperam receber consumidores durante toda esta semana. A próxima edição da feira deve ocorrer em meados de julho, com o lançamento da moda primavera/verão. A Asconvest (Associação das Indústrias de Confecção e Vestuário de Cianorte) não disse quando deverá lançar o relatório final da feira atacadista.