Varejo espera crescimento nas vendas de artefatos de decoração

Embora ainda falte pouco mais de um mês para o Natal, o mercado varejista de utilidades de Cianorte já tem sentido nas vendas o clima da data. Além dos tradicionais presentes, diversas lojas no comércio local aproveitam o mês de novembro para expor nas prateleiras produtos de decoração natalina. Os preços variam do modelo e tamanho do enfeite. Em algumas lojas, podem ser encontrados artigos que custam a partir de R$ 3.

Muitos empresários apostam nos artigos habituais, já outros optaram por inovar a decoração. Este é o período certo para vender os enfeites. Quem realmente decora a casa, procura os artefatos de agora até o final do mês, menciona o proprietário de uma loja de decoração de Cianorte, Leonardo Itikawa.

Para ele, ainda que o movimento maior comece depois do dia 20, é perceptível que muitas pessoas já têm pesquisado preços e objetos para decorar a casa para o Natal. Ele acredita que em 2014, as vendas dos produtos possam registrar uma alta de 10%, comparado com o ano passado.

Em relação ao preço, Itikawa diz que não houve reajuste para este ano. Pelo menos ele deve manter o mesmo preço comercializado anteriormente. Há previsão de alta, mas ainda não foi repassado pelo fornecedor, destaca o comerciante.

Em outra loja da cidade, a gerente de vendas Luciane Martins também crê em um aumento de 10% nas vendas dos artigos natalinos. Ela diz que, diferente das outras datas comemorativas do ano, o Natal é sempre a de melhor rentabilidade. Dificilmente há reajuste nos artigos de decoração. E também há o décimo terceiro.

TRADIÇÃO

Tanto Luciane quanto Itikawa não acreditam numa perda da tradição em decorar a casa no período de Natal. Pelo contrário, se estamos fiéis num aumento de 10% é porque tem mais gente decorando, salienta a gerente de vendas.

Quem também garante ser essencial é a decoração natalina é a dona-de-casa Ana Osório. Anualmente Ana enfeita a casa onde mora com luzes, árvores e laços. Segundo ela, a decoração, além do intuito cristão, é o atrativo da data. Quando vemos as casas decoradas para um período especial do ano? Só no Natal. Então, porque não decorar?, ressalta a dona-de-casa.