Famílias cianortenses estão gastando mais energia elétrica

O consumo mensal de energia por unidade residencial de Cianorte subiu 2,1% em relação ao ano passado. Os números são referentes ao gasto médio registrado nas 26 mil residências locais.

Esta foi a maior alta de consumação registrada desde 2012, segundo informações da Copel. Nas chamadas unidades industriais, houve um aumento ainda maior. Em dois anos os gastos nas indústrias locais saltaram de 5,6 mil kWh, para 8 mil kWh/mês.

Na contramão das unidades residenciais e industriais, o comércio foi o setor que apresentou redução na escala de consumo de energia, conforme os números divulgados nesta semana pela companhia.

Enquanto em 2012 havia um registro médio de 1,08 kWh/mês na unidade comercial de abastecimento, em 2014, a média caiu para 0,8 kWh/mês. Os dados atuais são resultados de um calculado com base nos números registrados até setembro deste ano.

De acordo com a Copel, o crescimento no consumo de energia nos últimos anos foi motivado, principalmente, por três razões: o crescimento vegetativo da população, a aquisição em larga escala de equipamentos de refrigeração e ar-condicionado, e o aumento do consumo do Parque Industrial de Cianorte.

Tratando-se de consumo residencial, o chuveiro elétrico é o principal item doméstico que utiliza energia com maior intensidade. Conforme gráfico apresentado pela Copel, o equipamento, somado às lâmpadas de cada cômodo são responsáveis por consumir 40% de toda energia gerada.

Consumo Eficiente

Com base no gráfico, a Copel orienta que os consumidores devem evitar banhos quentes demorados, lâmpadas acesas por um longo período entre outras medidas que possam comprometer o consumo de energia. Com a chegada do verão, a tendência é que o consumo aumente e para tanto, alguns gastos supérfluos, como estes, devem ser evitados.

Sem racionamento

Devido ao aumento expressivo, a Copel tem realizado uma série de investimentos em Cianorte para prevenir um eventual racionamento de energia. Os investimentos em novas tecnologias de distribuição, apenas em Cianorte, somarão R$ 3,7 milhões até o final de 2015.  Também está prevista uma nova subestação de 138 mil Volts até 2018.