Especialistas mostram maneiras inteligentes de aproveitar o 13º

De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo Portal Meu Bolso Feliz, 80% dos consumidores entrevistados pretendem gastar parte ou todo o seu 13º salário em compras de Natal. Somente 46% entre aqueles que não vão gastar o valor com as festas de final de ano planejam poupá-lo ou investi-lo.

“Este dinheiro que está ‘sobrando’ e que, frente às tentadoras promoções de Natal, acaba sendo usado para compras, poderia ser poupado e aplicado, virando um recurso para situações de emergência financeira ou mesmo para realizar um sonho a longo prazo”, explica o educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli.

De acordo com o especialista, aproveitar o 13º de forma inteligente não significa necessariamente abandonar as compras de Natal. “É possível gastar parte do valor em presentes e comemorações. O consumidor só precisa lembrar que, se possui dívidas, o melhor uso para este dinheiro é quitá-las, garantindo uma maior tranquilidade financeira no ano que chega”, explica.

Veja algumas dicas:

1- Quite e renegocie suas dívidas

2- Fuja dos juros

3 – Pague impostos de início de ano

4- Poupe seu dinheiro

5 – Foque em seus sonhos

6- Não gaste mais do que 20% do 13º

7- Não seja o Papai Noel