Indústria de aves representa 50% do PIB agrícola de Cianorte

O frango de corte foi a atividade que mais impulsionou o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio local no ano passado, segundo um levantamento apresentado pelo Departamento de Economia Rural (Deral). A indústria de aves representa hoje 53,01% do total da produção agrícola de Cianorte.

Em segundo lugar aparece a indústria de mandioca com 13,39%, seguida da cana-de-açúcar, com 10,44%. As tradicionais culturas, como soja e milho, representam apenas 8% de toda a produção, ficando atrás da soma da produção orgânica da Agricultura Familiar (14,92%).

A explicação para toda esta representação da avicultura no PIB é lógica, justifica o economista do Deral do Escritório Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Fábio Borges de Camargo. Isso acontece devido aos frigoríficos de aves presentes na região que produzem em grande escala.

 

Exportação

Camargo explica que a atividade é uma das que mais cresceram em Cianorte. Informação comprovada pela Balança Comercial de Exportação do município, divulgada no site do Ministério do Desenvolvimento.

De janeiro a junho de 2014, o frango de corte representou 63,56% do índice de participação da balança. Em comparativo com o mesmo período do ano passado, o comércio internacional de aves produzidas na região teve um aumento de 28%.