400 mil novas árvores em uma semana

O Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância deste elemento vital para o meio ambiente.

Elas são fundamentais para a regulagem do clima do planeta, uma vez que capturam e armazenam dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, o que evita a emissão deste abundante gás de efeito estufa relacionado ao aquecimento global. Mais do que isso, as árvores contribuem para o abastecimento de água por meio das matas ciliares, pois a vegetação filtra a água da chuva. E ainda fornecem sombra e frutos para os seres vivos.

No Paraná, um dos programas ambientais mais importantes é o Paraná Mais Verde, lançado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e pelo Instituto Água e Terra em 2019 e que visa o plantio de mudas de espécies nativas, com foco na arborização urbana e rural. A meta é plantar 10 milhões de mudas até o final de 2022.

Além de reflorestar, o programa desperta a consciência ambiental nos cidadãos, buscando a população como parceira no cuidado com o meio ambiente.

As espécies nativas distribuídas são oriundas dos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Água e Terra, que produzem por ano cerca de 3 milhões de mudas de 80 espécies nativas – incluindo ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.

E, em comemoração ao Dia da Árvore de 2021, estamos promovendo esta semana uma grande ação que irá distribuir mais de 400 mil mudas de árvores nativas por todo o Paraná!

Uma operação que está mobilizando técnicos do IAT em parceria com prefeituras, cooperativas, produtores, silvicultores e escolas municipais. As mudas serão plantadas em margens de rios e represas, parques ambientais, praças, estações ecológicas e reservas florestais, mas também em áreas urbanas que vamos tornar mais verdes. E uma boa parte será distribuída para a população, por meio de drive-thrus organizados pelos escritórios regionais do IAT, e também para alunos de escolas municipais.

Neste Dia da Árvore, conclamamos a todos para plantar uma muda a ajudar a fazer o Paraná mais verde!

VOLUNTARIADO – Aproveito esta data especial para lembrar que os paranaenses também podem contribuir com ações voluntárias nos viveiros florestais e nas Unidades de Conservação do estado.

No Programa de Voluntariado nos Viveiros e Laboratórios de Sementes do IAT, é possível colaborar na produção de mudas de espécies nativas, com atividades como a análise e o beneficiamento de sementes, a retirada de ervas daninhas e desenvolvimento de projetos de educação ambiental. Já o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná (VOU) potencializa a formação técnica e científica dos cidadãos, que podem colaborar na manutenção de trilhas, em projetos de educação ambiental e pesquisa e em operações de identificação e combate a incêndios e recuperação de áreas degradadas, dentre outras atividades.

As inscrições podem ser feitas no site www.iat.pr.gov.br.