Oportunidades do Desemprego: relatos de quem superou dificuldades

Série especial traz histórias de quem encontrou no desemprego, a oportunidade de construir uma nova realidade

Conheça pessoas reais, cianortenses que conquistaram espaço no mundo do trabalho e lutaram para a realização de um sonho. Nesta primeira reportagem, a Tribuna traz um pouco sobre as ações do Senac em Cianorte; programas que têm incentivado novos empreendedores.

Weslle Montanher / Tribuna de Cianorte
Mais de 80% das pessoas que buscam cursos profissionalizantes na cidade estão desempregadas, segundo dados da Estação do Ofício

Embora não tenha sede própria em Cianorte, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece há 15 anos diversos cursos gratuitos adquiridos pela Secretaria Municipal de Bem Estar Social e ofertados na Estação do Ofício. Anualmente são abertas de oito a 10 qualificações profissionalizantes com certificação do Senac, na cidade. São atendidas, geralmente, pessoas inscritas nos programas sociais do Cadastro Único (CadÚnico), e as capacitações são ofertadas nos três turnos: manhã, tarde e noite, em uma duração média de um a três meses. Há ainda cursos de formação profissional que chegam há um ano, destinados a quem pretende iniciar uma nova carreira.

As áreas são diversas, desde cursos voltados para a gastronomia, decoração e até ao mercado estético, que por vez, é o de maior procura na cidade. Segundo dados da Estação do Ofício, todos os anos mais de 800 pessoas, a maioria mulheres de 20 a 45 anos, concluem as qualificações oferecidas pelo Senac; deste total, 80% investem na prestação de serviço.

Juliana Schieri, coordenadora da Estação do Ofício, explica que a maior parte dos alunos chega à unidade desempregada ou na busca de novas oportunidades para mudar a área de atuação profissional. As histórias são diversificadas, mas em cada aluno existe o anseio por transformação. São pessoas que depositam nos cursos a chance de uma vida melhor, relata.

“O desemprego de fato é um dos principais fatores”, Juliana Schieri, coordenadora da Estação do Ofício

Recomeço

Polo nacional da indústria da confecção, Cianorte tem no comércio a segunda oportunidade de geração de renda. Mas, desde 2014, início da retração econômica no país, o índice de admissão nestes dois setores caiu pela metade, conforme estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O evento fez a procura por cursos profissionalizantes crescer 20%, em um ano. O desemprego de fato é um dos principais fatores que fazem estas mulheres e homens nos procurarem. Muitos chegam sem ao menos recursos próprios para investir na abertura de uma empresa, mas saem prontos para recomeçar a vida, garante a coordenadora.

Conforme Juliana, esta garantia acontece, pois, além de ter a qualificação técnica, os participantes recebem aulas sobre gestão financeira e formalização. Consultores são convidados para falar sobre linhas de crédito do Banco do Empreendedor, e as vantagens da abertura de um registro MEI [Microempreendedor Individual], ou abertura de um micro e pequena empresa, entre outras dicas de de marketing e administração do negócio. São orientações importantes que visam restabelecer a renda dessas pessoas, afirma.

A busca de Luciene por uma nova história

“A oportunidade certa para mim”, Luciene Resende de Lima, aluna

Weslle Montanher / Tribuna de Cianorte
Luciene atende a cunhada Silmara em curso de manicure na Estação do Ofício

Há três meses desempregada, a técnica de enfermagem Luciene Rezende de Lima, 36 anos, encontrou no curso de manicure a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho e a chance de concretizar um sonho antigo, graças ao Programa Senac de Gratuidade (PSG). Sempre foi um desejo meu ter o próprio negócio, e quando me falaram que em Cianorte o Senac oferecia cursos gratuitos, vi a oportunidade certa para mim. Convicta de abrir o espaço dela para atender as futuras clientes, Luciene encontra apoio na cunhada, Silmara Alcântara, que já é proprietária de um salão na cidade e voluntária no curso de manicure na Estação do Ofício.

Em dois meses de aula, a Luciene tem feito um trabalho similar a quem está há anos no segmento. De fato ela tende a somar muito, reconhece a cunhada. Para Luciene, o suporte de Silmara é tão importante quanto às técnicas aplicadas na formação. E quem percebe isto é a instrutora, Kawna Santana.

Visão profissional e laços afetivos

“Os cursos não oferecem apenas a chance de se restabelecer financeiramente, mas, o reencontro da identidade profissional…” , Kawna Santana, instrutora

80% das alunas que chegam até mim estão desempregadas, porém, percebo que têm facilidade de voltar a trabalhar aquelas que se dedicam e, acima de tudo, têm o apoio da família, emenda a instrutora. Para Kawna, os laços familiares associados ao desejo de transformação de vida são os dois mecanismos principais para fazer o sonho acontecer.

Ela conta que juntas, as alunas de todas as gerações: avós, mães, filhas, compartilham histórias, criam círculos afetivos; relação que contribui ainda mais para o desempenho delas ao longo do curso. Na avaliação da professora, as qualificações oferecem este resgate de autoestima e fortalecimento delas mesmas como profissionais independentes.”Os cursos não oferecem apenas a chance de restabelecer financeiramente, acima de tudo proporcionam o reencontro com a identidade profissional delas”, considera a Kawna.

Segundo a Secretaria de Bem Estar Social de Cianorte, alguns alunos têm acompanhamento de assistentes sociais que auxiliam durante e após o curso. Ações contribuem, não apenas para o resgate financeiro, e sim para o fortalecimento social e familiar dos participantes. As vagas são abertas para toda população, no entanto, algumas qualificações são priorizadas às famílias atendidas em programas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Vale lembrar que as formações oferecidas na cidade recebem a certificação do Senac e todavia, são mantidas pelo Município.

Na próxima reportagem da série Oportunidades do Desemprego, a Tribuna vai contar a história de uma dessas mulheres que transformaram a vida por meio de um curso profissionalizante do Senac. Claudete Aparecida Inácio deixou a confecção para se tornar proprietária do Clau Fashion Hair e hoje diz: Foi a melhor decisão da minha vida…

Parte II: “Aumentei minha renda em 100% graças ao curso profissionalizante”

Parte III: Ela driblou a fome com a venda de produtos artesanais

Parte IV: Cianortense constrói o próprio food truck com apenas R$ 6 mil

Final: Além da técnica, capacitações buscam resgatar valores pessoais

Extra: Desemprego faz surgir um novo perfil de microempreendedor