Crianças e adolescentes do Aquiles Cômar participarão de projeto artístico

 

Divulgação
Envolvidos no projeto se encontraram com secretária de Bem Estar Social

 

Estudantes entre 5 e 17 anos que residem no Conjunto Habitacional Aquiles Cômar em Cianorte e estudam na Escola Municipal Gonçalo Gutierrez e no Colégio Estadual Itacelina Bittencourt têm até terça-feira (14) para se inscrever no projeto ‘Sou Arte’, que através de oficinas semanais gratuitas pretende ensinar música, teatro e dança à crianças e adolescentes. As matrículas devem ser efetuadas, de preferência, pelos pais com os documentos em mãos, no Centro Social Urbano (CSU).

As aulas, que acontecerão todas as quartas-feiras no período de duas horas, funcionarão como um contraturno: alunos que estudam pela manhã participam à tarde, e vice-e-versa. Cada turma será composta por vinte integrantes, a serem divididos de acordo com a faixa etária. As atividades serão desenvolvidas no Ginásio de Esportes Tancredo Neves (dança e circo) e no salão social do CSU (teatro).

A equipe responsável por ministrar as oficinas, do Circo Teatro Sem Lona, é composta por Flávio Cardoso (circo), Rodrigo Lanzoni Fracarolli (teatro) e João Negri (dança). As aulas de teatro abordarão jogos, improvisação, expressão corporal e pequenas cenas. Já as de dança, deverão explorar ritmos atuais e próximos a realidade dos participantes como o Hip Hop e o Street Dance. O circo, por sua vez, trabalhará brincadeiras, com acrobacias, malabares e técnicas de clown.

Os ensinamentos são uma iniciativa do Governo Federal e contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Bem Estar Social. O projeto de desenvolvimento social é mais uma ação promovida junto aos moradores. Ele está baseado em atividades artísticas para tentar acolher e trazer essas crianças e adolescentes para perto da assistência social. Sabemos que existem diversos tipos de vulnerabilidades as quais eles estão expostos. Por conta disso, além de oferecermos cultura, queremos dar uma motivação diferente a vida deles, salienta a secretária de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini.

O coordenador do Circo Teatro Sem Lona, Pedro Ochôa, explica que o projeto visa resgatar a autoestima e proporcionar a integração entre os participantes. Vamos usar a arte para empoderar o indivíduo na sociedade, pois ela tem a capacidade de fazer com que as pessoas demonstrem o que elas são, não o que elas têm. E isso é de extrema importância em uma sociedade em que a gente cultua tanto o ter e não o ser. O que esse jovem vai fazer ali ninguém tira dele a capacidade de pensar, de agir, de interagir, e de aprender fazer algo artístico que é bom para sua criatividade, explica.

Pedro aponta ainda, que para projetos de arte com crianças e adolescentes o objetivo principal não é transformá-los em artistas – serão se quiser – mas sim possibilitar o desenvolvimento integral deles. Não vamos privilegiar quem tem talento, mas sim dar oportunidade a todos de poder experimentar e vivenciar a arte, aponta. Esse tipo de ação já é desenvolvida por sua companhia em outros municípios.  A gente percebe, que de fato, esse ganho social acontece. Eles passam a se perceber e respeitar o outro, informa o coordenador.