Uso compartilhado de makes pode acarretar em doenças como Herpes

De tanto dançar na balada, após algumas horas, a maquiagem já não é a mesma. É a hora de ir ao banheiro para retocá-la. Sua amiga tira da bolsa aquele batom com uma cor que você adora e pergunta se você quer usá-lo. Mas, antes de dizer sim a ela, é preciso saber que o simples ato de usar a maquiagem alheia pode te trazer uma série de doenças. Não queremos assustar ninguém, mas os cosméticos podem transmitir vírus, bactérias e até fungos.

Os especialistas afirmaram que o risco de contaminação é ainda maior se o cosmético estiver fora do prazo de validade. A maquiagem possui substâncias que evitam a proliferação de microrganismos, mas elas perdem a sua eficácia quando o produto vence. Isso não demora muito. Para ter uma ideia, um rímel tem validade de apenas três meses. Depois disso, você pode estar usando uma maquiagem que serve como meio de cultura (onde os microrganismos se reproduzem).

No caso do batom, se fala bastante do risco de transmissão do herpes simples, vírus que, na maioria dos casos, causa aquelas “bolhinhas” ao redor da boca. Não é que o vírus fique por muito tempo no batom, mas se a pessoa que tem a doença passa um batom e empresta, você pode pegar o vírus. “O herpes é bastante comum. Há estudos que mostram que 90% da população carrega o vírus do herpes labial”, afirma a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do Ambulatório de Cosmiatria e Acne da Santa Casa de São Paulo.

O que pouca gente sabe é que se a sua amiga está gripada, tem mononucleose (conhecida como doença do beijo), ou doenças respiratórias causadas por bactérias, como amigdalite, ela pode passar a enfermidade ao emprestar o batom. “A transmissão se dá por causa da saliva. Os microrganismos podem ser transmitidos, mas por um curto intervalo de tempo, pois eles não sobrevivem sem as condições ideais de temperatura”, explica a dermatologista Viviane Frange, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Lápis de olho e rímel são os grandes vilões

Os cosméticos que encostam na borda dos olhos podem acabar levando microrganismos para o globo ocular. Esse processo pode causar blefarite, que é uma inflamação na base dos cílios, causadora do calázio – ou tersol como é popularmente conhecido. “A maquiagem também pode passar quadros virais, como a conjuntivite”, afirma Elisete Crocco.

Viviane Frange cita o tracoma, doença inflamatória que afeta a córnea e a conjuntiva, também causada por uma bactéria. “A pessoa pode ter até herpes na conjuntiva pelo mesmo vírus que dá nos lábios. O olho fica vermelho, parece que a pessoa tem uma conjuntivite, mas é um quadro mais grave”, explica.

A oftalmologista Juliana Freitas, especialista em córnea do hospital D’Olhos, explica que pode haver ainda uma infecção através dos vírus sexualmente transmissíveis. Ela lembra de um caso que presenciou durante sua especialização nos Estados Unidos, em que uma mulher pegou gonorreia no olho após participar de uma despedida de solteiro.

“Se uma pessoa com gonorreia ejacula e o sêmen bate no olho de outra pessoa, o gonococo (bactéria que causa a doença) por atingir o globo ocular. Como existe um tempo entre a contaminação e o surgimento da doença, a bactéria pode ficar viável na maquiagem, independente do prazo de validade dela”, explica. O mesmo pode acontecer com o vírus do herpes genital.

Ainda segundo a oftalmologista, alguns vírus e bactérias mais agressivos – como é o caso do herpes e do gonococo, respectivamente – podem perfurar a córnea em até 24 horas, causando úlceras. “São infecções que podem levar à perda da visão”, conclui. (Fonte: Portal UOL)

BOX

Previna doenças que podem ser transmitidas pela maquiagem

 

  • Não compartilhe sua maquiagem
  • Evite usar maquiagem emprestada
  • Não use maquiagem de mostruário
  • Higienize os pinceis com frequência ou use descartáveis
  • Ao lavar os pinceis, deixe-os secar em lugar seco e arejado
  • Nunca guarde seus pinceis úmidos
  • Não use secador nos pinceis