Wilson Varella: o homem que fez empréstimo para administrar Cianorte

Neste domingo vamos falar sobre o primeiro prefeito de Cianorte, Wilson Ferreira Varella. O paço municipal leva o nome dele, e não poderia ser diferente. Mais uma vez nossa fonte de referências são os livros Caminhos da História e Cianorte Clube – 50 anos de história, ambos da historiadora Izaura Aparecida Tomaroli Varella, que é nora do nosso personagem de hoje.

Tudo começou no dia 13 de julho de 1955, quando o Governo do Estado do Paraná sancionou a Lei 2.412, fazendo com que Cianorte deixasse de ser distrito de Peabiru e virasse município. Neste mesmo ano foi eleito o primeiro prefeito de Cianorte, Wilson Ferreira Varella, que tomou posse no dia 20 de dezembro.

Agora imagina ser prefeito de um município que não tem prefeitura, não tem dotação orçamentária e nem arrecadação de impostos. Despachava de sua sala na Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), pois era funcionário daquela empresa e não havia absolutamente nada que pertencesse ao município de bens móveis e imóveis, relata a historiadora em Caminhos da História.

Para se ter ideia, os móveis foram emprestados pela CMNP. Para começar, Varella emprestou Cr$ 50.000,00 da companhia e fez este empréstimo em seu nome pessoal para adquirir os primeiros objetos, para viabilizar a primeira administração.

E foi do zero que Wilson Varella fez Cianorte ir tomando forma de cidade. A partir daí começaram a serem criados os primeiros órgãos públicos, instalando-se escolas, a Câmara Municipal, postos de saúde, empregando-se os primeiros funcionários públicos municipais, descreve Izaura em Cianorte Clube – 50 anos de história. Conforme os registros, naquela época a energia elétrica provinha de motores de funcionavam até às 23 horas e a água era abastecida através de poços furados nos próprios quintais das casas e mais tarde por poços artesianos de responsabilidade da Companhia.

E mesmo com poucos recursos e dificuldades explícitas, o primeiro chefe do executivo de Cianorte superou as expectativas: construiu a sede da prefeitura na Avenida Brasil onde hoje se localiza a Casa da Cidadania, fundou 26 escolas rurais, implantou um curso de alfabetização e criou o Ginásio Estadual de Cianorte, hoje Colégio Estadual, a Escola Itacilina Bittencourt e primeira escola Normal Regional Silva Jardim. Abriu a primeira Biblioteca Municipal, o primeiro Laboratório Estudantil, nomeou os primeiro professores e instalou o serviço de recolhimento de lixo, com uma carroça puxada a cavalo, detalha a publicação Caminhos da História. Atualmente, a primeira sede da prefeitura transformou-se em patrimônio histórico, por ser o primeiro prédio público construído na cidade.

E as ações não pararam por aí. Varella ajudou a construir a primeira Igreja Católica de Cianorte, de madeira e a atual Igreja de alvenaria, que abriga o Santuário. Construiu 26 Escolas Municipais na Zona Rural e abriu as primeiras estradas. Asfaltou a Rua Piratininga e a Rua Ipiranga para evitar erosão e a Avenida Espírito Santo, porque a saída para Umuarama e aeroporto passava por aquela região.

Homenagem

A homenagem ao primeiro prefeito de Cianorte – que completa 62 anos no próximo domingo (26) – veio no dia 15 de dezembro de 2009, quando foi inaugurado o novo Paço Municipal que leva o nome de Wilson Ferreira Varella. Porém a atuação de Varella lhe rendeu outros reconhecimentos, como o título de Comendador da Ordem Municipal do Brasão e de Cidadão Benemérito de Cianorte. O mandato dele foi de 20/12/1955 até 12/12/1959.

Hoje, quem passa pelo salão principal do Paço Municipal se depara com uma estátua do ex-prefeito. Vale a pena dedicar um pouco de atenção para a história dele, que ajudou Cianorte surgir quando não havia nada por aqui.

Breve histórico familiar

Varella nasceu no dia 6 de fevereiro de 1913 e faleceu em 17 de meio de 1992. Era casa com Luíza Lúcia Ruffini Varella e teve dois filhos: Virgílio Ferreira Varella e Vera Miriam Varella Costa. Em segundas núpcias casou com Leopoldina Cochoski e teve mais dois filhos, William e Wilson.

AGRADECIMENTOS

Mais uma vez deixamos nossos agradecimentos à historiadora Izaura Varella e à equipe da Foco Imagens Aéreas, que ajudaram com o desenvolvimento dessa reportagem. Para eles, nosso muito obrigado e o reconhecimento de que nada seria possível sem a colaboração dos nossos parceiros.