Horário de Verão termina no próximo sábado

O horário brasileiro de verão termina oficialmente de sábado para domingo (21 e 22/2). O governo federal chegou a cogitar a hipótese de prorrogar a vigência, mas acabou desistindo da ideia. Brasileiros que moram nos Estados atingidos pela medida devem atrasar os relógios em uma hora, na data especificada.

Na última semana, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, explicou que a prorrogação do horário de verão em um mês, como era a proposta, poderia acarretar em mais consumo de energia. A justificativa é que algumas regiões do país ficariam com um período da manhã mais escuro, o que levaria a população a utilizar energia elétrica.

Os aeroportos da Rede Infraero funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário de verão em parte do território nacional.

Em caso de dúvidas sobre o horário dos voos, a Infraero recomenda que passageiros e usuários procurem informações junto às companhias aéreas, balcões de informações nos terminais ou ainda com os empregados da empresa nos terminais vestidos com coletes amarelos Posso Ajudar?.

Com início no dia 19 de outubro para a as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o horário de verão visa reduzir o consumo de energia no chamado horário de pico, a partir das 18h. A ideia é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia. Ainda não foi divulgada uma parcial sobre a economia deste ano.