Para diretor da Aneel, desligamento de energia evitou “desastre maior”

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Reive Barros, disse ontem que o desligamento da carga determinado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na segunda-feira (19), evitou que o abastecimento de energia no país entrasse em risco. Segundo ele, a operação de cortar o repasse de energia foi preventiva, para equilibrar a produção e o consumo.

Uma coisa é você desligar com controle. Outra coisa é você perder o controle e perder todas as usinas. Aí, o desastre é maior. Então, quando eu percebo que a carga está superior à capacidade de produção, eu corto carga para ficar equivalente à minha capacidade de produção. Do contrário, coloco o sistema em risco, disse Barros.

Na tarde de segunda, restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas ao aumento da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica, de acordo com o ONS. O diretor explicou que foi programada  redução na faixa de 5% do consumo de energia, para que o controle do sistema fosse garantido.

Para o diretor, o país está enfrentando uma situação de coincidência entre o baixo nível dos reservatórios com elevado consumo. Ele ressaltou que o ONS está atento às variações de demanda, para administrar não só automaticamente, mas manualmente, toda a carga e evitar dificuldades de operação.

Principalmente em função do verão, você tem altas temperaturas e, consequentemente, um índice de utilização do sistema de refrigeração elevado. Os dois fatores fazem com que a operação do sistema seja feita com mais cuidado, ressaltou.

Para André Pepitone, outro diretor da Aneel, é importante ressaltar que o sistema foi reestabelecido em uma hora, o que, segundo ele, prova a robustez do Sistema Interligado Nacional e que todos os equipamentos que buscam manter o controle do sistema funcionaram.

Ao baixar a frequência, o ONS tomou as medidas corretas, diminuiu a carga, recuperou a frequência, e imediatamente o sistema voltou a operar, disse. Para ele, o setor está sujeito a falhas, e exige atenção. Com certeza este ano é um ano que exige atenção. Tem que torcer para chover, né?

Paraná

No Paraná, o apagão atingiu 88 municípios, de acordo com levantamento divulgado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). No total, foram afetadas cinco localidades na Região Centro-Sul, 30 na Região Leste, 19 na Região Norte, 19 na Região Noroeste e 15 na Região Oeste.

Em nota, a Copel informa que, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), precisou cortar 320 MW de carga do sistema elétrico no estado (6% da carga total) às 14h54. A manobra foi acionada pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e teve seu ápice por volta das 15h15, momento em que 300 mil domicílios de diferentes regiões do Paraná tiveram o fornecimento de energia interrompido. Por volta das 16h a situação já havia sido normalizada. (Com informações de O Diário e Agência Estadual de Notícias)