Número de focos da dengue em Cianorte é preocupante, diz secretaria

O número de larvas do mosquito da dengue encontradas em Cianorte, no noroeste do Paraná, é quase três vezes maior do que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde.

De acordo com o Levantamento Rápido de Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa), divulgado na sexta-feira (16),  o índice geral do município ficou em 2,8%. Ou seja, a cada 100 casas visitadas, quase três delas tinham larvas do mosquito. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 15 de janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o índice alto é preocupante.

Os imóveis localizados nas regiões da rodovia PR-323 e do Parque Industrial apresentaram o maior índice de infestação, com 16,6% e 7,7% respectivamente. Ou seja, a cada 100 imóveis vistoriados na região da PR-323, 16 deles tinham criador de mosquito da dengue.

No Parque Industrial, os agentes descobriram larvas do mosquito a cada sete casas. Na sequência, os bairros Vila 7, Cianortinho e Jardim Universidade aparecem com o maior índice de infestação. Nesses locais, o LIRAa fechou em 7,1% , 5,1% e 4,4% respectivamente.

Na terça-feira (13) foi confirmado o segundo caso de dengue em 2015. Os dois casos, são de mulheres que residem no conjunto Marselha. Conforme o Programa de Combate a Dengue, o trabalho de bloqueio contra o mosquito já foi feito na região.

Casos confirmados

Em Paranavaí, também na região noroeste, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de dengue da cidade. De acordo com o órgão, o paciente é um senhor de 44 anos, morador do bairro Jardim Santos Dummond, que viajou para Santos, no litoral paulista, e ao voltar para casa, no dia 4 de janeiro, começou a sentir os sintomas.

Outras duas pessoas da mesma família estão sendo acompanhadas pela Vigilância em Saúde porque também estão com os sintomas da doença. Nesta sexta-feira, o órgão realiza trabalho de bloqueio do mosquito na região. O fumacê será passado nas principais ruas do bairro. (Fonte: Portal G1)