Tempo deve ficar instável até segunda-feira, aponta Simepar

O verão inicia oficialmente apenas no dia 21 deste mês, no entanto, o clima já tem sido bastante propício à estação mais quente do ano. O final da primavera no Noroeste do Paraná tem sido de chuvas isoladas, praticamente todos os dias, com temperaturas elevadas, ultrapassando os 30ºC.

Em Cianorte, a previsão é de tempo instável, com pancadas de chuvas e trovadas, até a segunda-feira (15), segundo informou o Instituto Meteorológico Simepar.

Apesar do forte calor e mormaço, dezembro tem registrado uma das temperaturas mais amenas desde outubro, quando os termômetros chegaram a 40°C. Até ontem (10), a máxima registrada na cidade foi de 33,2°C – a máxima para o mês.

De acordo com o meteorologista Tarcísio Valetin Costa, as temperaturas não devem passar desta média em decorrência das chuvas. Esta é uma característica do verão, onde ocorrem chuvas constantes, mas isolas, diz o técnico.

Ele explica ainda que essas chuvas ocorrem em razão do deslocamento da massa de ar quente que vem da região do Amazonas e se choca com uma frente fria que se forma no Atlântico.

É isso que torna o tempo mais encoberto, e apesar do calor, não deixa as temperaturas se elevarem tanto, acrescenta Costa, explicando que o tempo deve se manter assim durante as próximas semanas.