Horário especial impulsiona em 10% as vendas no comércio

Após uma semana do início do horário especial do comércio de Cianorte, lojistas comemoram o ritmo das vendas e citam um crescimento de 10% no comparativo com meses anteriores. Desde o dia 12 as lojas no centro da cidade têm funcionado das 9 horas às 22 horas, nos dias úteis e das 9 horas às 17 horas, aos sábados. Para a Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Acic), o fluxo de mercado tem superado as expectativas para o ano.

Weslle Montanher

Maior fluxo de vendas ocorre à tarde

e à noite, segundo lojistas

No início do mês, o presidente da associação, o empresário Luiz Sérgio Castardo, disse que a perspectiva era de que com o início do horário especial, as vendas poderiam crescer em até 8%, levando em consideração a possibilidade de muitos consumidores aderirem ao benefício do 13° salário como recurso para quitar dívidas antigas. Mas, conforme alguns lojistas, neste Natal, os consumidores têm se mostrado com um alto potencial de compra.

Dizer que foi igual a 2012, ou até mesmo a 2013, não podemos. Mas, depois de um período de baixo consumo, o fluxo de vendas tem surpreendido, detalha o gerente de uma rede de lojas de calçadas de Cianorte, Henrique Cantoneire. Segundo ele, a média de vendas com a implantação do horário especial aumentou em até 30% o movimento. Estamos otimistas. Acredito que o dia 24 a equipe irá conseguir, não apenas alcançar as metas, como supera-las, destacou Cantoneire.

Quem também comemora as vendas é a gerente de outra rede de calçados e acessórios, Rithyele de Oliveira. De acordo com ela, o período de Natal de 2014 trouxe surpresas registrando um crescimento, até a última sexta-feira (19), de 11% nas vendas ante ao ano passado. Com certeza o horário especial contribui para esse aumento. Na nossa loja o crescimento ficou acima do previsto.

Para o consumidor, o horário ampliado de funcionamento do comércio é visto como praticidade. Ana Luiza Costa, moradora de Rondon (38 km de Cianorte), diz que a noite é o único horário que tem disponível para vir a Cianorte. E com as lojas abertas até mais tarde, alem das promoções e descontos oferecidos pelos lojistas, as oportunidades de adquirir produtos são muito maiores. Você tem tempo para andar, pesquisar preço, modelos e até de chorar por um descontinho [risos], brinca a consumidora.

O comércio local fica aberto em horário estendido até o dia 23, conforme acordo firmado entre o Sindicato dos Funcionários do Comércio com o Sindicato Patronal. Conforme a Acic, na véspera do Natal, as lojas funcionam até as 16 horas.