Mortes no trânsito caem 34% mas acidentes sobem 25%

Embora Cianorte tenha registrado uma queda de 34% no número de mortes no trânsito – acima da média estadual – um levantamento apresentado pela 5ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) revela que em 2014, até o momento, a quantidade de acidentes já é 25% maior em relação ao ano passado inteiro.

De acordo com o relatório, de janeiro até a última sexta-feira (21) foram computados 434 colisões, ante 345 em 2013. O número de vítimas com ferimentos se manteve estável, no total de 38. A quantidade de mortes no local do acidente caiu de quatro para dois, e a estatística de óbitos, em decorrência de acidentes recuou de 26, média dos últimos dois anos, para 17, conforme o balanço divulgado na última semana pela Sesp-PR (Secretaria de Segurança Pública do Paraná).

Para o major José da Silva Neto, comandante da 5ª CIPM, apesar de queda significativa nos homicídios culposos (sem intenção de matar) no trânsito local, ainda não há motivos para despreocupação, uma vez que o aumento dos abalroamentos é alarmante. O número de acidentes é o que potencializa o número de vítimas, comenta Silva Neto.

Na tentativa de coibir novas colisões, o major explica que a 5ª CIPM desenvolveu um mapeamento dos pontos mais críticos nas ruas e avenidas de Cianorte. Ficou constatado que na cidade a maior parte de acidentes ocorre em cruzamentos sinalizados, em horários de grande movimento. Isso mostra que alguns condutores ainda desrespeitam a sinalização, emenda o militar.

Mas, sobre a redução na quantidade de mortes em decorrência do trânsito, ele enaltece que embora ainda exista desrespeito às leis, os condutores se mostram mais qualificados na direção defensiva. O que pode ter influenciado para a redução de mortes, conclui o comandante.

Oliveira Júnior

Relatório da PM mostra que maior parte dos acidentes acontece em cruzamentos sinalizados