Mais de 70% dos acidentes de trânsito envolvem motocicletas

Um levantamento realizado pela 5ª Companhia Independente da Polícia Militar mostra que 40% dos acidentes de trânsito registrados em Cianorte acontecem na região central da cidade. O relatório revela ainda que 73% das colisões envolvem motocicletas. Na lista aparecem também a Zona 7, Zona 3 e a região do Cianortinho como os bairros que apresentam o maior índice de acidentes.

Em setembro, segundo a Polícia Militar, foram computados 75 acidentes, dos quais 55 envolviam motocicletas. Do total, 37 pessoas ficaram feridas, sendo que apenas duas não pilotavam ou estavam como pasageiros de motos. Dados do Detran/PR mostram que em janeiro deste ano, a frota de motocicletas em Cianorte ultrapassava a faixa dos 10 mil.

VULNERÁVEIS

De acordo com o levantamento da PM, os horários de maior vulnerabilidade para acidentes ainda são os chamados horários de picos, considerados os período de maior fluxo de veículos no trânsito. Conforme a PM, a mais da metade dos registros ocorrem do meio-dia às 14 horas, seguido pelo horário das 16 horas às 19 horas, e das 7 horas às 8 horas.

ACIDENTES POR IDADE

Segundo o relatório, homens de 18 a 24 anos são os que mais se envolvem em acidentes, na cidade. Das 125 pessoas que tiveram qualquer participação nas colisões registradas em setembro, 81 são do sexo masculino. Além disso, 22,41% dos envolvidos são considerados pessoas com direção experiente- aquelas que possuem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) há mais de 10 anos.

BATEU

Para dar mais praticidade ao atendimento de acidentes, está em funcionamento desde 2012 o Bateu (Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado) – um sistema informatizado do boletim de acidentes de trânsito que oferece a impressão de documentos via internet.

O sistema permite o registro de acidentes de trânsito envolvendo no máximo três veículos com danos materiais e sem vítimas. Para fazer o boletim, é preciso fornecer dados de documentos pessoais (RG, CPF e/ou carteira de motorista), endereço residencial, telefone, e-mail e informações da ocorrência.

São solicitados também o endereço do local onde ocorreu o acidente, data e hora da ocorrência, dados do outro envolvido (condutor ou veículo), testemunha (se tiver) e um breve relato do fato. Se a pessoa só tiver a placa do outro veículo envolvido, pode registrar o boletim da mesma maneira.

 

Weslle Montanher

De 75 acidentes registrados em setembro na cidade 55 envolveram motos, aponta PM