Em Cianorte quase 20% do eleitorado não votou, diz TRE

Mais de 10 mil eleitores de Cianorte deixaram de comparecer às urnas no último domingo (5), de acordo com o relatório divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A estatística representa mais de 19% do eleitorado local. O Cartório Eleitoral de Cianorte considera os números de abstenção baixos, e dentro da média prevista para a cidade. No Brasil, o índice também é de 19%, o maior desde 1998, conforme divulgou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Quem não votou no primeiro turno, mas está em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, que exerceu o voto nos últimos três pleitos, poderá votar normalmente no segundo turno, que ocorre no próximo dia 26, segundo informou o chefe de cartório da 88ª Zona Eleitoral, Claudemar Mariucci.

Dentro do índice de abstenção, o Cartório Eleitoral considera eleitores que não residem mais na cidade, ou que estavam em viagem no dia da votação, como também os votos facultativos para pessoas com mais de 70 anos. Em comparação com os anos anteriores, o índice de abstenção ficou dentro da média, ponderou Mariucci.

De acordo com ele, quem não compareceu às urnas tem o prazo de 60 dias para justificar o voto. Nesta segunda-feira (6), o movimento de eleitores no Fórum Eleitoral para computar a justificativa do voto era tranquilo. O eleitor [que não justificou o voto no dia da eleição] deve ir até o cartório eleitoral para se regularizar, orientou.

Na avaliação do chefe do Cartório Eleitoral, no geral, o pleito em Cianorte ocorreu de maneira tranquila- sem denúncias ou irregularidades. Nenhuma urna eletrônica apresentou problema. E o resultado saiu por volta das 19 horas, como previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral. O TRE computou também mais de 1,5 mil votos entre brancos e nulos na cidade, 1,05% do total de eleitores cadastrados.