Simepar alerta para risco de tempestades de hoje a sábado

O Instituto de Meteorologia do Paraná, o Simepar, emitiu na tarde desta quarta-feira (7) um alerta de temporais para Cianorte e grande parte da região noroeste. De acordo com os meteorologistas, estima-se que os ventos podem passar de 50 km/h e a chuva possa atingir a média histórica para dezembro, 170 milímetros.

De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, a probabilidade de chuva forte em Cianorte é de 80%. O fenômeno embora seja considerado normal devido às condições climáticas da estação, uma zona da baixa pressão que se forma entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai intensificam a instabilidade.

Correntes de umidade quando se encontram com ondas de calor formam chuvas bastante carregadas, mas estes eventos prolongados se intensificam quando se encontram à uma zona de baixa atmosfera, detalha.

O alerta do Simepar é para esta quinta, sexta e sábado. No domingo (10), o tempo começa a normalizar; as temperaturas ao longo dos próximos quatro dias devem oscilar entre 18°C a 29°C.