Quatro unidades de saúde abrem neste sábado para atendimento às mulheres

Em decorrência do Outubro Rosa, Cianorte conta com um reforço nas ações de prevenção contra os cânceres de mama e de colo de útero: o funcionamento, aos sábados, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento exclusivo às mulheres. O horário especial está sendo prestado em sistema de escala, de acordo com a localidade e, neste sábado (22), será realizado na Extensão, no Pedro Moreira, no Morada do Sol e na Vila Sete, das 8h30 às 16h.

Serão oferecidos os exames preventivo ginecológico e o clínico de mamas, além de procedimentos padrão, como a aferição da pressão arterial, e orientações gerais. Os serviços são gratuitos e não é necessário agendar horário previamente. Basta comparecer à UBS de referência, ou seja, aquela mais próxima de sua residência e realizar os exames, que são a principal forma de detecção precoce dos cânceres de mama e de colo de útero que, quando descobertos em fase inicial, têm grandes chances de cura, lembra a chefe da Divisão de Atenção Básica, Andreia Domingos.

Este é o momento de procurar a unidade para se cuidar. Por isso, fazemos um apelo, principalmente às mulheres que não encontram condições de comparecer às unidades durante o horário normal de expediente, para que não percam a oportunidade e coloquem em dia seus exames, que devem ser realizados anualmente, salienta a secretária municipal de Saúde em exercício, Ana Paula Ribeiro Águila.