“Segurança será reforçada durante festividades”, diz comando da PM

 

Weslle Montanher / Tribuna de Cianorte

Comandante da PM, major José da Silva Neto, fala sobre a segurança durante o aniversário da cidade

Plataforma de monitoramento uisada na Copa e maior efetivo da PM estão entre as ações de combate ao crime

O comando da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) assegurou que a segurança no evento que comera o aniversário de 63 anos da emancipação de Cianorte será reforçada. As declarações foram feitas na sexta-feira (22), em coletiva de imprensa no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, palco das festividades, que tiveram início neste sábado (23).

De acordo com o major José da Silva Neto, comandante da unidade militar, para este ano será utilizada a plataforma de monitoramento da PM do Paraná, adquirida para a segurança pública durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Curitiba. Além disso, ele confirmou a presença de 70 policias por dia na festa.

Segundo a 5ª CIPM, foi convocado reforço policial de outras unidades da região para aumentar a segurança dentro e no entorno do evento. Em 2015 não tivemos nenhuma ocorrência de roubo ou furto, mas houve sim situações envolvendo embriaguez e até tráfico de drogas, declarou o comandante. A expectativa da Polícia Militar é que com o monitoramento de vídeo as ações de prevenção sejam mais rápidas.

RUMORES DE ATENTADOS VIOLENTOS

Sobre os relatos de uma possível ameaça ou atentado contra a organização do evento, Silva Neto declarou que são rumores, mas que qualquer suspeita precisa ser averiguada. A Polícia Militar não trabalha com previsões ou rumores e sim com informações, afirmou.

Nesta semana começou a ser divulgado nas redes sociais que uma pessoa faria um atentado violento durante a festa no dia de mais movimento, que deve ser a terça-feira (26), quando as cantoras Maiara e Maraisa se apresentam. A mensagem diz, inclusive, que o prefeito teria recebido uma carta de uma pastora que teria previsto uma tragédia na ocasião.

Conversei com o prefeito e ele me assegurou que não recebeu nada, que essas informações não passam de rumores. Mesmo assim foi enviado ao nosso setor de inteligência, que não confirmou as informações. Ou seja, as famílias, toda a população pode ficar tranquila porque a segurança do evento será garantida pela Polícia Militar, frisou o major.

Estima-se que mais de 30 mil pessoas visitem o local ao longo dos nove dias da festa, conforme a Prefeitura de Cianorte.