Tocha olímpica chega nesta quarta em Maringá, veja o percurso

Trinta e nove pessoas se revezarão na condução da tocha olímpica em um trajeto de pouco mais de cinco quilômetros, em Maringá, a partir das 9h da próxima quarta-feira (29). O evento começará na avenida Gaspar Ricardo e passará por outras 11 vias da cidade até chegar em seu destino final, o Estádio Willie Davids.

Entre os responsáveis por levar a chama olímpica estarão atletas que defenderam ou ainda defendem Maringá. É o caso, por exemplo, de Leonardo Bortolini, que como jogador de handebol teve a oportunidade de participar dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e atualmente exercendo a função técnica do time masculino do Maringá/Unimed/UEM/Unifamma, viverá novamente o clima olímpico.

“Fiquei muito feliz (pelo convite) e sem dúvidas é um orgulho conduzir o símbolo dos Jogos. Vou carregar a tocha como se estivesse carregando minha família, amigos, os maringaenses e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram na minha vida profissional até hoje”, disse ele, que também tem entre as conquistas mais importantes da carreira o ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de 2007, mas, que não esqueceu de suas origens.

“Maringá foi o local onde comecei minha carreira. Se não fosse a qualidade e o incentivo esportivo que tive por aqui, talvez não teria sido o atleta que fui. Será uma grande satisfação representá-la”, relata.  Quem também está acostumado a levar o nome de Maringá para algumas competições espalhadas pelo mundo e participará do revezamento é a ciclista e vicecampeã pan-americana, Gabriela Yumi, que treina com o Clube Maringaense de Ciclismo (CMC).

“Estou muito feliz por ter a chance de participar e representar Maringá no revezamento na cidade. É uma emoção fazer parte de um dos maiores eventos esportivos do mundo, atuando na modalidade esportiva que tenho paixão”, menciona a ciclista.

O campeão olímpico de vôlei em (2004), Ricardinho, atualmente presidente e levantador do Copel Telecom Maringá Vôlei, e o ex-atleta de natação, José Geraldo da Costa Moreira Filho, são outros convidados a levar a tocha. Até agora, o nome de 33 dos condutores, sendo alguns escolhidos pelos patrocinadores oficiais do evento, foram divulgados pelo Comitê Rio 2016. Os outros seis serão revelados apenas na quarta-feira.

Eventos paralelos

Eventos culturais paralelos à passagem da tocha olímpica em Maringá serão realizados pela prefeitura. A programação contará, por exemplo, com apresentações da Orquestra Filarmônica da Unicesumar, do Circo Teatro sem Lona e do Grupo Desbravadores Fanfarra, do Instituto Adventista do Paraná. “O evento proporcionará uma grande oportunidade para mostrar a diversidade cultural que Maringá possui”, menciona o secretário municipal de Esportes e Lazer, Rony Bergamasco.

Percurso

O trajeto que receberá os condutores da tocha está definido. O ponto de partida será a avenida Gaspar Ricardo, sendo que a chama ainda passará pelas avenidas Tuiuti, Brasil, São Paulo, Prudente de Moraes, Herval, Tiradentes, Getúlio Vargas, Duque de Caxias e Centro de Convivência Deputado Renato Celidônio. (Odiario.com/ Assessoria de Imprensa Prefeitura de Maringá).