Secretaria da Saúde alerta sobre golpe em pacientes internados pelo SUS

A Secretaria estadual da Saúde alerta as famílias com pacientes internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sobre ligações solicitando depósito de dinheiro para cobrir despesas médicas. A tentativa de golpe já foi registrada em diversas regiões do Estado. Os golpistas dizem que foram contatados por supostos médicos e que precisam de dinheiro para a realização de exames não cobertos pelo SUS.

A população deve saber que todos os procedimentos e regulação de leitos feitos pelo SUS são gratuitos e nenhum profissional está autorizado a solicitar depósitos ou pagamentos para a realização de exames ou cirurgias de qualquer tipo, enfatiza o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak.

De acordo com o diretor, a orientação é não realizar nenhum tipo de pagamento, entrar em contato imediatamente com a ouvidoria do hospital e registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. Caso o estabelecimento não possua ouvidoria, deve-se procurar com a Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná pelo telefone 0800 644 4414 ou pelo formulário online: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2941