Novo canil municipal deve ser aberto nos próximos dias

 

Weslle Montanher
Estrutura ainda é precária para receber cachorros

Local tem capacidade para acolher 80 animais, mas já abriga 160 cães, segundo a própria Prefeitura

Após uma série de polêmicas, o Canil Municipal de Cianorte finalmente tem previsão oficial de iniciar o acolhimento aos animais de rua. Em nota emitida na quarta-feira (25), a Prefeitura afirmou que o contrato para que a empresa vencedora da licitação comece os trabalhos, deve ser assinado nos próximos dias e o início das atividades no local deve ocorrer ainda esta semana.

A gestão do canil público ficará sob responsabilidade da Clínica Veterinária Vitão S/S Ltda-ME, de Cianorte. A empresa local ficou em terceiro lugar no Pregão Presencial realizado no início do mês e passou a ter o direito de administrar a estrutura, após as duas primeiras vencedoras não apresentarem documentação suficiente para o contrato.

A confirmação de que a clínica veterinária cianortense seria a administradora do canil já era esperada por grupos de apoios e defesa dos animais de Cianorte. Trabalhar com uma empresa da cidade facilitará muito os atendimentos. Assim que a clínica [Vitão] assumir, vamos tentar propor parcerias a fim de tornar a gestão destes animais unificada de ambas as partes [grupos solidários e empresa], comentou uma das coordenadoras do grupo Cão Paixão, Célia Lopes.

Na nota emitida na última semana, a Prefeitura destacou ainda que a nova prestadora de serviços deverá oferecer funcionários, médico veterinário, equipamentos e veículo para a realização de todos os procedimentos exigidos pelo município, como a captura, transporte, esterilização, alimentação, castração, bem como identificação, registro e chipagem dos cães.

A Assessoria de Imprensa informou ainda que, no novo Canil, serão realizadas 30 castrações por mês, entretanto, os trabalhos devem começar com os cachorros que já estão no local, ou seja, serão cerca de cinco meses só para castrar os cachorros já abrigados no Canil.

Superlotação de animais

Apesar da boa notícia, a estrutura onde funcionará o novo canil municipal já tem abrigado animais, antes mesmo do início oficial dos trabalhos. Isto porque, desde que o contrato com a antiga prestadora de serviços encerrou, o Município precisou retirar todos os cães da propriedade onde estavam alojados, uma vez que o terreno era particular.

Com isso, os mais de 160 cachorros foram transferidos de última hora para a sede própria do canil, antes da inauguração. Acontece que o local possui estrutura para abrigar até 80 animais, metade do que hoje está acolhida nas baias. Além disso, com o impasse da licitação, os cachorros ficaram aos cuidado de um único funcionário, admitido pela Prefeitura em caráter de urgência.

Outra preocupação levantada por grupos ligados à causa da cidade é o fato de que nenhum dos animais alojados no novo canil foi castrado e vacinado, o que significa aumento da demanda de trabalho para a empresa que assumirá o local. No documento da licitação, a Prefeitura determinou que o teto máximo de repasse anual é R$ 340 mil para que a gestão, dentro das exigências do Município, seja devidamente aplicada.

Estrutura

Na semana passada, a Tribuna esteve na nova sede do canil, e conferiu que além da superlotação, as baias onde estão abrigados os cachorros não possuem cobertura como proteção de chuva e frio, e os bebedouros e locais para alimentação dos cães precisaram ser improvisados.

Devido ao recesso do feriado de Corpus Christi, os órgãos públicos competentes ao assunto não tiveram expediente na sexta-feira (27), portanto, a Prefeitura não pode se pronunciar sobre as questões que envolvam tanto a parte estrutural do ambiente, condições das baias, e também sobre o orçamento previsto na licitação para a implantação da metodologia de trabalho exigida no processo licitatório. O médico veterinário Victor Hugo Cavasin também deve conversar com a Tribuna na próxima semana.