Cianorte tem mais veículos que condutores, diz Detran-PR

 

Weslle Montanher / Tribuna de Cianorte
Bltiz educativa alertou sobre práticas preventivas no trânsito

Dados revelam ainda que de janeiro até agora foram cometidas quase 3 mil infrações de trânsito

Um balanço divulgado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostra que, em Cianorte, o número de veículos que circulam na cidade é de 55 mil automóveis, entre leves e pesado. Este saldo é 37,4% acima do total de condutores locais habilitados, segundo o relatório. Sobretudo, além de a frota superar o número de motoristas, as estatísticas do órgão estadual ainda revelam que mais da metade dos cianortenses possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), isto porque, são 40,6 mil condutores para 77,5 mil habitantes no município.

Os números foram divulgados em celebração à campanha ‘Maio Amarelo’. A iniciativa visa orientar os motoristas sobre a educação no trânsito no intuito de reduzir o número de mortes e acidentes em vias urbanas e rodovias estaduais.  Outro índice apresentado foi referente o volume de multas aplicadas na cidade ao longo dos últimos cinco meses. De janeiro até agora, segundo o Detran-PR, foram lavradas 2.986 mil multas em Cianorte.

PM e Detran fazem

blitz educativa na cidade

Para a Polícia Militar (PM), principal órgão responsável pela fiscalização de trânsito na cidade, os números traduzem a necessidade de uma gestão inteligente para o fluxo de veículos no perímetro urbano de Cianorte. De acordo com o subcomandante da 5ª Companhia Independente da PM, capitão Cláudio Longo, as ações, como blitz, foram redobradas e ainda há a expectativa de reforçar o número de soldados efetivos para o Pelotão de Trânsito com a formação de novos policiais, entretanto, ainda há muito que avançar.

A Polícia Militar tem atuado de forma intensiva nas mais diversas esferas da segurança pública local. Sobretudo, o trânsito é uma das maiores prioridades e está entre as principais reivindicações dos cianortenses, reconheceu Longo. Ainda em celebração à campanha Maio Amarelo, a 5ª CIPM tem realizado, nos últimos dias, uma série de atividades educativas nas ruas e avenidas da cidade.

Apenas na quarta-feira (25), ocorreram duas blitze simultâneas – uma na Avenida Espírito Santo e outra na PR-323, em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PPRv). A proposta dessas blitze é levar conhecimento e ressaltar a importância de se respeitar os limites de velocidade e as leis do trânsito. Infelizmente, ainda ocorrem acidentes e mortes no trânsito e queremos chamar atenção para isso, destacou o subcomandante.