Após casos confirmados de H1N1, detentos recebem vacinas

Cerca de 200 pessoas, entre presos e funcionários, receberam a imunização

Weslle Montanher

Maioria dos presos foram vacinados contra a H1N1 nesta quinta-feira

Funcionários e detentos da carceragem da 21ª Subdivisão Policial de Cianorte receberam ontem (28) doses da vacina contra gripe H1N1. A ação faz parte do cronograma de atendimentos aos grupos de riscos pré-determinados pelo Ministério da Saúde, que incluem, além da população carcerária, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Em 2016, três detentos tiveram resultado positivo para H1N1, o que fez a Secretaria de Saúde antecipar a vacinação no sistema prisional de Cianorte. Anteriormente, o mutirão de vacina na carceragem da 21ª SDP estava previsto para ocorrer no dia 30 de abril, data estabelecida para o dia D, da campanha estadual, no entanto, devido aos casos confirmados, foi adiada para esta quinta-feira (28).

Conforme informações repassadas pelo ambulatório da 21ª SDP, foram vacinadas mais de 199 pessoas, entre detentos e funcionários da instituição. Nem todos foram vacinados, pois a vacina é gratuita, porém não obrigatória. Recebemos 250 doses, as que sobraram serão devolvidas à Secretaria de Saúde, destacou Cláudia Funaletto, enfermeira responsável pelo ambulatório.

Na segunda-feira (25), o Paraná deu início à campanha de vacina contra a gripe H1N1. Apenas em Cianorte, a Saúde Municipal espera vacinar mais de 20 mil pessoas. As doses estão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde, porém, só podem ser tomadas por pessoas que se enquadram nos grupos prioritários. Portadores de doenças crônicas também tem acesso gratuito à medicação.