Beneficiados com moradias rurais recebem orientações

As 28 famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Habitação Rural, no âmbito do Minha Casa Minha Vida, estiveram no Paço Municipal, nesta quinta-feira (21), participando de uma reunião técnica social. Fruto de uma iniciativa do Governo Municipal, com apoio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e das instituições financeiras Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, o projeto possibilitou que o grupo fosse contemplado com subsídios do Governo Federal para a construção de suas casas próprias, que já se encontram prontas e devem ser entregues oficialmente no próximo mês.

Durante a manhã, os mutuários receberam informações sobre uma conta que foi aberta na Caixa Econômica Federal para que uma comissão formada para gerenciar a construção das residências. Hoje pudemos dissolver esta comissão e encerrar a conta, já que as casas estão prontas, o dinheiro foi todo usado e não há dívidas pendentes. Este procedimento garante a transparência do Programa, explicou a assistente social da Cohapar, Mari Terezinha Sisti Dal Ponte.

Os contemplados pelo Minha Casa Minha Vida Rural também responderam uma pesquisa pós operação, onde puderam avaliar o programa, e na sequência ouviram orientações de cuidados com a casa, como valorizar seu imóvel e desfrutar do prazer da casa própria, ministradas pelo técnico do Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Martins.

O PROGRAMA

O Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pelo Governo Federal no âmbito Minha Casa Minha Vida, para possibilitar ao agricultor familiar ou ao trabalhador rural o acesso à moradia digna. O programa atende a todos os municípios do país e permite a compra de material e contratação de mão de obra para viabilizar a construção de uma casa nova ou a reforma e ampliação da moradia já existente.

Em Cianorte, 28 famílias com renda de até R$ 15mil/ano foram beneficiadas. O agricultor familiar ou trabalhador rural recebe subsídios de até R$ 28.500,00 para a construção da moradia e pagará apenas 4% deste valor, em quatro anos.