Cianortense deportada ontem, deve chegar em Cianorte nos próximos dias

Elisregina Vieira deportada na última quinta-feira deve chegar a Cianorte ainda esta semana. Isso é o prevê o consulado espanhol no Brasiil. Novamente a reportagem tentou contato com a família de Elisregina, mas, não obteve retorno.

A cianortense que ficou detida no aeroporto de Madri, apresentava irregularidades no passaporte. Ela viajava a passeio com o filho de dois anos. O caso ganhou espaço no noticiário nacional devido ao período de quatro dias que a cianortense ficou detida na chamada ‘sala dos não admitidos’, um espaço coletivo, sem janelas. A família alegava que estava era hostilizada, e que as autoridades espanholas recusaram atendimento médico ao filho da comerciária.

Na internet o caso ganhou repercussão e centenas de pessoas ligadas ao Grupo Mulheres Brasileiras em Madri questionam o fato das autoridades espanholas manterem a cianortense detida por mais de quatro dias com uma criança de colo trancada numa sala coletiva. A organização lançou no início da semana uma campanha para tentar agilizar o processo de deportação da comerciária e do filho.

Segundo divulgou a Folha Web, o cônsul-honorário da Espanha em Curitiba, Saturnino Hernando Gordo, informou que, fatalmente, este é o procedimento padrão adotado em casos de falta de documentação exigida. “Não entra, não adianta. Aqui no Brasil acontece a mesma coisa com espanhóis nesta condição”, comparou. O cônsul justificou que a deportação depende da disponibilidade de voos. Sobre o fato de mãe e filho de dois anos passarem quatro dias trancados em uma sala sem janela, o cônsul respondeu apenas que “eles tratam bem” e desligou o telefone.