Senai de Cianorte lança o 8’S, programa de incentivo econômico

Weslle Montanher/Tribuna de Cianorte

Denominado de 8’S, o programa de melhoria contínua implantado pelo Senai, em todo o Brasil, foi lançando ontem (25), na unidade da instituição em Cianorte. Baseado em uma proposta de incentivo econômico japonesa, criada no final da segunda guerra mundial, o projeto tem por intuito qualificar e tornar o trabalho em equipe mais eficiente e proativo.

Durante o lançamento do 8’S em Cianorte, esteve presente o superintendente do Senai-PR, José Antônio Fares. Em discursos, Fares lembrou que além de uma filosofia empresarial, o 8’S tem por intuito disciplinar a cidadania, a cooperação e a união entre as pessoas, seja no trabalho ou até mesmo no convívio social.

Empresários de diversos segmentos da indústria cianortense acompanharam o lançamento do programa. A diretora da unidade local do Senai, Sueli Aparecida de Souza Coelho explicou que antes de implantar o projeto nas empresas interessadas, a proposta será implantada na própria instituição. Vamos envolver todos os nossos alunos, professores e colaboradores, no intuito de apresentarmos os resultados obtidos com esta ideia, disse.

Também participou do evento, o diretor regional do Senai-Paraná, Marcos Secco. Segundo ele, o 8’S propõe a revolução empresarial. Ele chamou de dinamismo e qualidade de serviço as principais intenções do projeto. As empresas que aderiram a este modelo [8’S] tiveram uma redução significativa em números relacionados gastos e custos. Isso otimiza o trabalho. E, muito além disso, faz economia acontecer sem cortar investimentos.

O QUE SÃO OS 8’S

1º S – Shikari Yaro – Senso de determinação e união

2º S – Shido – Senso de educação e treinamento

3º S – Seiri – Senso de Utilização – separar o útil do desnecessário.

4º S – Seiton – Senso de Organização – Organizar itens e espaços

5º S – Seiso – Senso de Limpeza

6º S – Seiketsu – Senso de Higiene ou saúde

7º S – Shitsuke – Senso de autodisciplina

8º S – Setsuyaku – Senso de economia e combate ao desperdício

Com a implantação do Programa 8S’s, são esperados, entre outros, os seguintes benefícios: bem estar das pessoas; prevenção de acidentes; redução de estoques sobressalentes; redução de custos; melhoria da qualidade de produtos e serviços e aumento da produtividade da empresa.