Presidente da Santa Casa quer mais participação dos municípios

Antes de tomar posse oficialmente da presidência do Conselho Administrativo da Fundação Hospitalar Intermunicipal de Saúde (Fhisa), que gerencia o funcionamento da Santa Casa de Cianorte, o novo presidente da instituição, o empresário Gilmar Célio, recebeu a equipe da Tribuna no escritório dele, na manhã de sexta-feira (23), onde falou com exclusividade sobre os desafios da nova gestão.

Weslle Montanher

Gilmar Célio quer promover administração participativa

Ele assume a instituição num cenário de crise: com polêmicas e dificuldades financeiras, como atrasos de pagamentos, falta de medicamentos e um déficit de quase R$ 400 mil com as prefeituras da região. A Santa Casa de Cianorte chegou a anunciar que fecharia as portas no final de 2014, levando a ex-presidente, a médica Maria Laura Neme renunciar ao cargo.

Durante a conversa com a reportagem, ele reconheceu que presidir a Fhisa será um desafio, mas que sua principal meta é unificar os membros do conselho, as prefeituras e a equipe de profissionais da Santa Casa. Uma série de reuniões será convocada com o objetivo de ouvir todas as partes e conscientizar todos, desde médicos, prefeitos a até os zeladores, sobre a importância do hospital e o que temos que fazer para que ele funcione, declarou.

Dentre suas principais metas está a participação efetiva dos municípios dentro da Santa Casa, justamente com intuito de tornar o trabalho ainda mais transparente e próximo dos gestores públicos. A Santa Casa não tem dono. Todos somos proprietários e por isso temos que ter consciência do que ela representa para sociedade.

MUNICIPALIZAÇÃO

Após revelar que a nova equipe administrativa do hospital foi indicada pelo governo municipal, ele foi questionado se a presença maciça dos gestores públicos nas tomadas de decisões colocaria a Santa Casa num processo de municipalização. Célio negou qualquer medida a fim de levar o hospital ao domínio municipal. É importante que as prefeituras estejam presentes no dia a dia, mas isso não corresponde ao um processo de torna-la [Santa Casa] num órgão público. Ela é e ainda será uma instituição filantrópica, afirmou.

SALÁRIOS

Após o escândalo de salários atrasados e o não pagamento de médicos de intensivistas, que levaram a Santa Casa a beira de um desfalque de atendimento, o novo presidente disse que a premissa maior da administração dele será o favorecimento ao colaborador. Não podemos deixar que isso volte acontecer, garantiu Célio.

ABRACE A SANTA CASA

Sobre o programa Abrace a Santa Casa, o empresário alegou que quer ampliá-lo e pretende usa-lo como método de conscientização dos órgãos e profissionais envolvidos. A proposta de Célio é dar um sentido literal à ação. A participação da sociedade organizada é importante para o hospital, mas queremos mais que isso. Queremos que as pessoas cooperem, contribuíam e abracem, de verdade, a Santa Casa de Cianorte. Como isso vai ser feito? A princípio o presidente da Fhisa comentou que será por meio do diálogo e da transparência.

PERFIL

Gilmar Célio tem 47 anos, é casado, pai de dois filhos. Mora em Cianorte há 35 anos, há 20 participa da Pastoral da Saúde Pública na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e há 18 é empresário no ramo da confecção. Célio foi indicado pelos membros do Conselho Administrativo da Santa Casa, como o representante mais preparado para assumir a atual gestão do hospital. A posse oficial aconteceu na sexta-feira, dia 23.