Suposto médico tenta aplicar golpe na Santa Casa de Paranavaí

A direção da Santa Casa de Paranavaí registrou nesta quarta-feira (22) Boletim de Ocorrência na Delegacia do 8º Batalhão da Polícia Militar em Paranavaí relatando tentativa de golpe em familiares de pacientes internados na UTI do hospital.

As famílias haviam sido contactadas por um suposto médico dizendo que os pacientes precisavam de um exame não coberto pelo SUS e solicitava o depósito de valores entre R$ 1,5 mil e R$ 6 mil.

Segundo o diretor da Santa Casa, Heracles Alencar Arrais, o golpista, se identificando como Anderson Peralta, ligou para o hospital no final da manhã e se declarou médico da Central Estadual de Regulação. Ele disse que o sistema estaria fora do ar e que necessitava dos nomes e estado de saúde dos pacientes internados na UTI.

Ele teve acesso a informações de quatro pacientes, no entanto, a direção da UTI estranhou o pedido e disse que só atenderia a partir de comunicação oficial da Regional de Saúde, disse o diretor.

Imediatamente a direção da Santa Casa, através do médico Michel L Spigolon Abrão, ligou para as famílias dos quatro pacientes e identificou o golpe, orientando as pessoas a não fazerem nenhum depósito.

ALERTA

A secretaria estadual da Saúde alerta a população de que todos os procedimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde são gratuitos e que nenhum profissional está autorizado a solicitar depósitos ou pagamentos para realização de exames ou qualquer procedimento de saúde.

A secretaria vai encaminhar, ainda nesta semana, correspondência a todos hospitais credenciados ao SUS do Paraná alertando que a Central Estadual de Regulação não solicita dados de pacientes por telefone e que qualquer contato dessa natureza deve ser confirmado com as fontes oficiais da secretaria, como Regionais de Saúde, superintendentes e diretores da Sesa.

Divulgação/Oliveira Júnior

Golpista teria se passado por médico e ligado para famílias de pacientes exigindo exame fora do SUS