Em nove meses de implantação, Defensoria já atendeu mil casos

Desde que foi implantada em Cianorte, em fevereiro deste ano, a sede local da Defensoria Pública do Estado do Paraná já registrou mais de mil atendimentos na comarca. Os serviços prestados pela unidade envolvem casos da área de infância, como tutela familiar, adoção, e atos infracionais cometidos por adolescentes como também todas as questões relacionadas à execução penal.

O atendimento na Defensoria Pública de Cianorte acontece de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, sem intervalo para almoço. Ela está situada na Avenida Brasil, ao lado do Terminal Urbano. No local existem dois defensores públicos que atendem a população às terças; uma assessora jurídica e três estagiários para orientar qualquer cidadão que necessite de atendimento.

Em média, segundo o relatório apresentado pelos defensores, são realizados, por semana, 30 atendimentos diretos com algum dos defensores que atuam na unidade. E outros 50 por parte da assessoria jurídica e dos estagiários. A proposta da Defensoria Pública vai além de prestar um serviço de defesa para o cidadão e sim de prestar orientações e instruí-lo a agir da forma mais correta, destacou o defensor Gilson Rogério Duarte.

RESTRIÇÃO

Só podem recorrer à Defensoria Pública pessoas que possuem uma renda familiar até três salários mínimos estaduais. Este é um serviço exclusivo para os cidadãos de baixo poder aquisitivo, que visa incluir esses processos nos tramites judiciários sem a necessidade de contratar um advogado, explicou Duarte.

CASOS

Entre os casos mais comuns que chegam até a Defensoria estão o de tutela familiar, ou até mesmo pensão alimentícia, como explica a defensora Francine Borsato Amorese, responsável por atender exclusivamente situações ligadas à Vara da Infância e Adolescência. A gente pede que a comunidade nos procure, pois estamos aqui para ajuda-los no que for possível e, quando não pudermos, iremos orienta-los a agir, lembrou a defensora pública.

DESCONHECIMENTO

Segundo os defensores, muitas pessoas ainda desconhecem a existência da sede da Defensoria Pública em Cianorte. Conforme eles mencionaram, algumas pessoas relatam que desconheciam o direito de poder usufruir os serviços – garantidos por lei e subsidiados pelo estado.

A diarista Marisa Oliveira, que briga há dois anos pela guarda da filha, comentou que os serviços da Defensoria Pública mais acessíveis e próximos dela, a deixou segura para lutar pela tutela da criança. Eu não sabia que havia este tipo de serviço pelo Estado. Fico mais aliviada em saber que posso contar com eles [defensores].

 

Weslle Montanher

Cerca de 30 pessoas são atendidas por semana na unidade