Canil de Cianorte pode continuar fechado por mais dois anos

A construção de um novo canil em Cianorte tem causado uma série de interrogações na comunidade local. A obra que custou R$ 300 mil e já está praticamente pronta, ainda causa questionamentos sobre quando e como irá funcionar.

No entanto, a Licença Ambiental de Instalação expedida pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) mostra que ainda há muito que ser feito para que o novo canil possa entrar, definitivamente, em funcionamento.

Para ser aberto, o Centro de Controle de Zoonose – módulo canil – de Cianorte precisa atender três instâncias exigidas pelo IAP: 1ª – Licença Ambiental, 2ª –  Licença de Instalação e 3ª – Licença de Operação. Conforme o instituto, a Prefeitura tem, até então, apenas a Licença de Instalação – o que não autoriza a abertura do estabelecimento.

Sobretudo, para conseguir a Licença de Operação, ainda é necessário que o Município cumpra uma série de normativas. Entre elas está a instalação do Sistema de Tratamento de Efluentes, que até o momento não foi implantado na obra.

Segundo a Licença de Instalação emitida pelo IAP, a Prefeitura ainda precisa definir quem deve administrar o estabelecimento. Outro item até o momento não apresentado ao IAP, é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e da Saúde.

Para ter acesso à Licença de Operação, o Município tem um prazo de dois anos. Podendo conseguir realizar todo tramite antes do limite máximo, o IAP garante a liberação dos serviços do novo canil.

A reportagem da Tribuna de Cianorte tentou falar com a Vigilância Sanitária do Município, um dos órgãos responsáveis por coordenar o processo de implantação do Canil, mas os profissionais não puderam gravar entrevista, uma vez que a Assessoria de Imprensa da Prefeitura vetou os servidores de falarem com o jornal.

No final da tarde de sexta-feira (17), em nota, a Assessoria de Imprensa, por meio da jornalista Liz Oswald, informou apenas que o caso foi encaminhado ao Ministério Público.

 

Weslle Montanher

Prefeitura ainda tem que atender uma série de normativas do IAP para por Canil em funcionamento