Cidades

Plano de Carreira de professor municipal é apresentado

Redação

11/09/2013 às 08:49 - Atualizado em 29/08/2014 às 03:21

Vereadores vão analisar o Plano, que só passa a valer após aprovação

 

 

Esta nas mãos dos vereadores de Cianorte a aprovação do Plano de Carreira para os professores da rede municipal de ensino. O projeto foi apresentado na sessão de segunda-feira (9) pela secretária municipal de Educação Maria Neuza Casassa. Antes de votar, os vereadores irão analisar o Plano e aí sim aprovam ou não a novidade. Entre as mudanças previstas no Plano de Carreira, esta a redução na jornada de trabalho, promoção a cada dois anos e a abertura de concurso público.

“Foi um trabalho árduo de quase oito meses. Todos os professores, tanto do ensino fundamental quanto da educação básica foram ouvidos e esperamos agradar, se não a todos, a maioria com esse Plano de Carreira”, ressaltou a secretária.

Entre as mudanças mencionadas por Neuza, está a adequação da jornada de trabalho de 25 horas semanais para 20 horas. A promoção por merecimento a cada dois anos (antes era a cada três anos) e cada elevação o reajuste de 2,8%. A abertura de concurso público para professores de Educação Física, Artes, Pedagogia, entre outros. O afastamento remunerado para a realização de mestrado, desde que o professor assuma o compromisso de continuar na rede municipal o tempo referente ao afastamento para a conclusão do mestrado.

O ponto que foi questionado pelos vereadores João Alexandre e Paulo Renato foi com relação à escolha dos diretores. “De acordo com o Plano de Carreira, o prefeito e a secretária de Educação irão escolher os diretores das escolas para ficar no cargo por dois anos. Após o prazo, os pais e professores irão votar se a diretora permanece por mais dois anos ou se muda. Após a reeleição, a pessoa deverá ficar afastada do cargo por dois anos para que possa concorrer de novo”, explicou a secretária. As mudanças no Plano de Carreira passam a valer a partir da aprovação do Legislativo.

Publicidade
Publicidade
Imagem do Dia

Prazo para reforma de túmulos termina segunda

Publicidade