Comércio fixa horário de atendimento nos sábados

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (12), na sede do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista, entre representantes da entidade, da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Acic) e do Sindicato dos Empregados do Comércio, terminou com o impasse sobre a abertura do comércio na cidade durante os sábados.

A questão de abertura em horário especial já vinha sendo discutida desde junho, entre os representantes dos trabalhadores e dos empresários, que abordaram em seus encontros desde o cronograma do calendário em horário especial para o final de semana, datas comemorativas e o período de Natal, até sobre a remuneração dos funcionários.

A princípio, antes da convenção, foi feita uma pesquisa com os empresários da cidade sobre a abertura do comércio até as 17h durante dois sábados de cada mês. Após esse levantamento, foi realizada uma assembleia geral e na votação a maioria optou pela abertura do comércio durante o dia todo em apenas um dia, sendo este o segundo sábado de cada mês, explicou o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Cianorte, José Madrona Porcel.

Nesta última reunião, ficou decidido que além da abertura até as 17h no segundo sábado de cada mês, os comerciantes também poderão abrir todos os sábados até as 13h de forma facultativa, ou seja, das 8h às 13h, lembrando que dessa forma deverão observar a lei trabalhista pela hora extra; outra opção é das 9h às 13h, ou ainda das 8h às 12h. Neste sábado, 14, o comércio ficará aberto até as 17h, lembrou Porcel. Nos próximos, ficará a critério das empresas atender a clientela até as 12h ou as 13h, desde que respeitado o acordo.